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Projeto de formação de professores é selecionado para o X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica

Ao invés de se concentrar na memorização de conteúdo, o projeto consiste em uma nova abordagem na avaliação educacional, focando nas competências dos alunos

às 12h41
Kathia Cilene Nascimento-  Professora da Universidade Tiradentes (Acervo Pessoal)
Kathia Cilene Nascimento- Professora da Universidade Tiradentes (Acervo Pessoal)
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A avaliação é um pilar fundamental no processo educacional, servindo como ferramenta para medir o aprendizado dos alunos, identificar áreas que precisam de aprimoramento e garantir a qualidade do ensino. No entanto, para que a avaliação seja realmente eficaz, é crucial que os professores estejam capacitados para realizá-la de forma adequada. Nesse contexto, a professora da Universidade Tiradentes (Unit), Kathia Cilene Nascimento desenvolveu um projeto institucional que propõe uma abordagem na avaliação das competências dos estudantes, em vez do conteúdo tradicional.

Esse projeto foi aceito e apresentado no X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil, um evento de destaque que reúne especialistas e projetos inovadores na área educacional. É uma oportunidade para compartilhar ideias e práticas que promovam mudanças significativas no ensino e aprendizado. 

“Quando recebi a demanda me senti desafiada, mas quando iniciei as primeiras produções do projeto percebi os possíveis impactos das ações a médio e longo prazo, nesse momento, desfrutei de imenso contentamento acompanhado de certa apreensão. Contudo, quando o projeto foi aprovado no Fórum percebi que se trata de uma proposta robusta, essencial e que pode nos trazer, enquanto instituição, excelentes resultados”, destaca a professora.

Seu projeto visa dar um novo sentido ao momento avaliativo, onde a proposta dos itens avaliativos seja pensada a partir do Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) dos diferentes componentes curriculares e das demandas externas. “É proposta a aplicação dos conceitos em estudos e análise de estudos de casos reais ou fictícios. Os itens avaliativos devem ser propostos de forma contextualizada, problematizada e com foco no desenvolvimento das habilidades e competências essenciais ao acadêmico”, elenca.

Foco nas competências dos estudantes

Essa abordagem de avaliação, focada nas competências dos estudantes em vez do conteúdo, segundo Kathia, é considerada disruptiva e inovadora. “Propor avaliar as competências dos alunos significa avaliar sua capacidade de aplicar conhecimento em situações do mundo real, em vez de apenas memorizar informações. Isso prepara os alunos para os desafios e demandas do ambiente de trabalho e da vida cotidiana. Essa abordagem desafia os educadores a repensarem suas práticas de ensino e desenvolverem métodos de avaliação mais dinâmicos e relevantes”, pontua.

A iniciativa foi inspirada pelas demandas da instituição e dos alunos e surgiu a partir de uma solicitação da Pró-reitoria de Graduação da Unit, que identificou a necessidade de aprimorar o processo de avaliação dos alunos. “Com base nessa solicitação e na realidade interna apresentada, busquei informações externas, como o desempenho dos estudantes e suas visões em exames, identificando as dificuldades expressas pelos alunos. Cruzei essas informações e desenvolvi o projeto”, enfatiza a professora.

O projeto é aplicado com base nos objetivos e na realidade encontrada. “A princípio, o projeto foi elaborado; em seguida, foram estabelecidos critérios de seleção dos professores; posteriormente, procedemos à preparação da plataforma, com elaboração e postagem do material didático e propostas de atividades, para então iniciarmos o curso”, infere.

O curso impacta de forma direta o acadêmico, promovendo o desenvolvimento de habilidades durante a produção de itens contextualizados. “É uma mudança de cultura avaliativa na qual buscamos nivelar as avaliações de forma qualitativa. Nossa expectativa é que a formação dos professores reflita positivamente no desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas”, complementa.

Impacto e reconhecimento

A aplicação do projeto aplicado na Universidade Tiradentes tem gerado impactos positivos, tanto na formação dos professores quanto no desempenho dos alunos. “Isso ocorre durante a elaboração dos itens avaliativos, quando o docente em formação é levado a revisar as competências e habilidades que devem ser valorizadas durante o ciclo formativo do acadêmico. Tais ações são responsáveis por ressignificar o processo, pois, além de destacar as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos acadêmicos, também capacitam para a correta aplicação dos saberes na resolução de estudo de caso”, reforça a professora.

Essa oportunidade de apresentação do projeto representa não só o reconhecimento profissional como especialista na área, como também a importância da instituição. “Quando um projeto em execução é avaliado e aprovado por uma comissão de evento internacional de educação, o trabalho passa a ser referência para outras instituições e profissionais. Nesse contexto, há uma validação profissional do meu nome que agrega valor ao meu trabalho, fato que destaca minha atuação na área de formação de professores”, revela.

A aprovação do projeto em evento internacional é um indicador de qualidade das ações desenvolvidas no âmbito interno. Naturalmente, gerará maior engajamento dos cursistas, além de creditar a formação. “A valorização se estende, inclusive, para o Núcleo de Desenvolvimento Docente da Unit (NDD), grupo responsável pela formação dos professores desta universidade e ao qual eu sou integrante”, reitera.

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