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Unit conquista 2º lugar no Prêmio Educador Transformador

Projeto "Linguagem II- para além da sala de aula, construindo pontes” da professora do PPED, Alana Vasconcelos, destaca-se na categoria de Educação Superior

às 18h31
Reprodução: YouTube
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Com o objetivo de valorizar professores do ensino público e privado que se destacam por suas práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Prêmio Educador Transformador surge como uma excelente iniciativa. Criado em 2019 pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil, foi pioneiro na promoção do conceito da Educação Transformadora no Brasil, e tornou-se um dos maiores eventos educacionais do país, contando com o Sebrae como parceiro.

Em sua última edição, mais de mil projetos foram submetidos, e entre eles, o projeto “Linguagem II- para além da sala de aula, construindo pontes”, desenvolvido pela Professora Alana Vasconcelos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (Unit), foi selecionado na Etapa Estadual, na categoria Ensino Superior, ficando em 2º lugar geral, recebendo o selo e a certificação.

“O projeto submetido foi realizado no componente curricular de Linguagem II dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda em que os estudantes construíram uma campanha educativa sobre os ODS o que possibilitou os estudantes integrarem reflexões críticas e com práticas criativas contemporâneas em um ambiente de aprendizado colaborativo”, enfatiza a professora Alana.

Interdisciplinaridade, inclusão e colaboração

Alana destaca que, ao analisar a atividade aplicada, ficou evidente que a interdisciplinaridade desempenhou um papel fundamental. “Essa abordagem permitiu que os alunos explorassem a interseção de diferentes disciplinas, aplicando conceitos de forma prática e integrada. Além disso, a inclusão foi um aspecto marcante, pois a atividade envolveu tanto estudantes atípicos quanto típicos, promovendo um ambiente de aprendizado verdadeiramente inclusivo, no qual todos contribuíram para o processo educativo”, elenca.

A colaboração e a conexão também se destacaram, sendo perceptíveis desde o início da atividade, quando os alunos puderam se apresentar e descobrir os pontos fortes uns dos outros. Além disso, a reflexão crítica foi uma parte essencial da atividade, pois os alunos foram desafiados a refletir sobre questões profundas, como o papel deles no mundo e a responsabilidade profissional diante da transformação da sociedade. “Essa abordagem estimulou o pensamento crítico e a consciência social dos estudantes, enriquecendo significativamente a experiência educacional proporcionada”, pontua a professora.

Segundo o estudante do 3º período de Jornalismo e participante do projeto, Douglas Samuel Sena, o desafio de criar um vídeo abordando o tema da fome zero e agricultura sustentável foi uma experiência enriquecedora e transformadora. O grupo no qual participou foi sorteado para o segundo objetivo cujo preceito é “Fome zero e agricultura sustentável”. 

“Confesso que foi desafiador para todos os cinco integrantes da equipe. Utilizamos todo o semestre para finalizar a atividade, que se dividiu entre fazer a parte escrita e o roteiro, e partir para as gravações e edições. Por fim, nós e os outros grupos apresentamos nossos trabalhos, os quais foram muito criativos. Deu trabalho, mas valeu a pena”, relembra Douglas.

Etapas necessárias

As etapas do projeto envolveram várias atividades que contribuíram significativamente para o resultado final. “Primeiramente fomos orientados a fazer um roteiro para uma propaganda publicitária que traria como base um dos ODS. Após a entrega do roteiro fomos avaliados pela professora, a qual trouxe ideias para melhorar nosso trabalho”, explica o estudante de Jornalismo.

Posteriormente, a equipe se dirigiu ao Parque da Cidade durante dois dias para realizar a gravação do vídeo, escolhendo esse ambiente como cenário para reproduzir a ideia de sustentabilidade e agricultura sustentável proposta. A escolha do local evidencia o cuidado em transmitir visualmente os conceitos abordados e reforçar a mensagem de forma mais tangível.

Por fim, a etapa de edição do vídeo precedeu sua entrega à professora. “Acredito que através das pesquisas relacionadas ao assunto proposto e a concretização do vídeo nos possibilitou conhecer e refletir sobre a sustentabilidade e como podemos ajudar a fazer um mundo melhor, a partir do compartilhamento da nossa campanha”, explica.

Alguns dos vídeos do projeto podem ser vistos a seguir:

ODS 2
ODS 3
ODS 4
ODS 7
ODS 9
ODS 11

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