ESTUDE NA UNIT
MENU

Palestra sobre pluralidade e inclusão abre os trabalhos da 18ª Semex

Evento anual da Unit tem mais de 1 mil estudantes inscritos para participar de minicursos, palestras e outras atividades, até sexta, 26, em todos os campi da Unit

às 16h40
Compartilhe:

A 18ª edição da Semana de Extensão (Semex) da Universidade Tiradentes (Unit) começou oficialmente na noite desta terça-feira, 23, com uma solenidade de abertura seguida de uma palestra sobre pluralidade no ambiente universitário. O evento reuniu centenas de estudantes e professores nos dois auditórios do Bloco G do Campus Farolândia e demonstrou a grande adesão da comunidade acadêmica à programação da Semana, que vai até esta sexta, 26, e também aos projetos e programas de extensão universitária desenvolvidos em geral pela Unit e seus cursos. Ao todo, mais de 1 mil estudantes se inscreveram na Semex para as mais de 30 palestras programadas e para os cerca de 55 minicursos e oficinas, distribuídas pelos campi Farolândia, Estância, Itabaiana e Propriá. 

Neste ano, a edição da Semex está dedicada ao tema “Diversidade e Inclusão: Pluralidade na Extensão Universitária”, destacando assuntos relacionados à inclusão social, a ações afirmativas e o acesso à cidadania, além de aprimorar as atividades práticas de cada curso. “A gente fez uma programação com muito carinho. Nós estamos em uma universidade, que é um espaço plural. A gente entende que falar de diversidade e inclusão, um tema tão atual e importante, é fundamental para que os alunos aprofundem esse conhecimento nas várias atividades que vão ser realizadas, destaca o professor Geraldo Calasans, coordenador de extensão da Unit. 

O tema também foi destacado pela palestrante convidada, a professora Sara Rogéria Santos Barbosa, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que trabalhou durante 14 anos no Grupo Tiradentes. Ela destacou a emoção de voltar à antiga casa para falar sobre a grande mudança que vem acontecendo na relação entre a população negra e o ambiente universitário. “É um ciclo de uma relevância extremamente grande, quando a gente pensa não apenas no que vai ser tratado aqui, mas de quem vai tratar disso. Imagina que nós somos tão silenciados em temas que são importantes e colocam outras pessoas para falarem sobre aquilo que nos atravessa. Em um momento como esse, para falar sobre diversidade e inclusão, vai ser uma mulher preta e doutora, ex-professora da casa, fazendo a abertura da Semex no Grupo Tiradentes”, disse.

Geraldo Calasans destaca também que a extensão vem ocupando um grande e importante espaço na Unit, que tem atualmente mais de 4.500 alunos de graduação envolvidos em cerca de 200 ações e projetos, tanto no modo presencial quanto na Educação à Distância (EaD). “Nós temos a extensão dentro do currículo dos alunos, por conta da curricularização. Nós temos o Pipex, que são Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão. E temos as experiências extensionistas. A Semex é uma forma da gente apresentar alguns trabalhos, trazer algumas temáticas importantes para a comunidade acadêmica e até mesmo para o público externo interessado, que pode ter acesso a toda essa gama de informações que muito vai contribuir para a formação desses alunos”, afirma ele.

Interesse dos alunos

A estudante Evelyn Fernanda Rocha Fraga, do 9º período de Enfermagem, participa todos os anos da Semex e enxerga nela um momento de se aprofundar em áreas de conhecimento que muitas vezes não são vistas. “A gente tem diversos cursos e diversas especialidades durante a graduação, mas tem algumas que a gente não vê, e é uma forma da gente até conhecer e pensar, num futuro mais próximo, se não é aquilo que a gente realmente quer, abrir os olhos assim e expandir o que a gente realmente quer”, opina ela, que já tinha se inscrito em quatro minicursos, mas demonstra predileção pela área de oncologia.

Já a aluna Raíres de Oliveira Simões, do 8º período de Educação Física, também se inscreveu em “uns três ou quatro” minicursos, além de demonstrar interesse pelas palestras e discussões sobre diversidade e pluralidade. “Eu acho que esse é um tema que a gente tem que estar trabalhando sempre, para incluir sempre as pessoas. É para estar sempre aprimorando e se atualizando em relação ao tema na universidade e poder trabalhar a universidade junto com a comunidade”, disse, citando questões como autismo, sexualidade, preconceito e racismo.

Programação

A programação da 18ª Semex segue pelo resto da semana, entre quarta, 24 e sexta, 26, com minicursos, palestras, oficinas, feiras, mesas-redondas, competições e rodas de conversa, além da apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados em edital. O encerramento oficial será na sexta, às 15h, com a entrega de prêmios aos melhores trabalhos. Confira aqui a programação completa.

Leia mais: 
Unit conquista 2º lugar no Prêmio Educador Transformador
18ª Semana de Extensão da Unit acontece entre os dias 23 e 26 de abril
Reformatório Penal chega aos 29 anos garantindo formação e acesso à justiça

Compartilhe: