Como a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma Odontologia praticada com excelência? Esse é o tema principal da 25ª Jornada Odontológica da Universidade Tiradentes (XXV JOUT), que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no Bloco D do Campus Farolândia e na Clínica Odontológica do Campus Centro. Voltado para estudantes e profissionais da Odontologia, o evento conta com uma ampla programação, que prevê palestras, realização de minicursos e apresentação de trabalhos científicos.
A Jornada tem o objetivo de discutir a atual situação da Odontologia em níveis nacional e internacional, através da apresentação de um amplo conteúdo científico e da promoção de um grande diálogo sobre os caminhos da profissão. Segundo o professor Breno de Araújo Batista, docente do curso de Odontologia da Unit e presidente da XXV JOUT, o tema escolhido reforça a importância da Ciência e da Tecnologia como pilares importantes de qualquer área da saúde.
“Hoje as melhores evidências científicas associadas com inovações tecnológicas e biomateriais são capazes de oferecer excelentes resultados que proporcionam uma maior qualidade nos procedimentos. Pretende-se discutir ao longo desses três dias diversos conteúdos que abordam essa temática através de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos por alunos e profissionais”, afirma ele.
Existe a previsão de 500 participantes inscritos, que participarão das atividades do evento. Ao todo, serão 16 minicursos teóricos e práticos na Clínica Odontológica, ao longo do dia 23. Já no dia 22, no Campus Farolândia, serão quatro palestras e mais a apresentação de aproximadamente 100 trabalhos científicos selecionados por uma comissão científica.
O presidente explica que estes trabalhos são produtos resultantes de casos clínicos que foram executados na clínica odontológica sob supervisão dos professores, além de temas livres que podem ser abordados por diferentes especialidades. “Algumas apresentações servem de laboratório para os trabalhos de conclusão de curso e ainda podem concorrer a premiações, a depender da pontuação alcançada. Além de tudo isso, estes trabalhos apresentados podem ser publicados posteriormente em revistas nacionais ou internacionais de Odontologia”, explica.
A palestra magna de abertura, no dia 21, às 10h, será ministrada pelo cirurgião-dentista Erick Miranda Souza, professor-adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e um dos principais especialistas em Endodontia do país, com doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e estágio no Academisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam (ACTA), em Amsterdã (Países Baixos). “Erick abordará uma experiência exitosa aplicada a alunos de graduação na disciplina de Endodontia. Desde 2013, essa filosofia de ensino vem sendo utilizada e reaplicada no processo de ensino-aprendizagem em várias escolas dentro e fora do Brasil”, detalha Breno.
Evento consolidado
Para a coordenadora do curso, professora Guadalupe Sales Ferreira, eventos científicos como a JOUT são de grande importância para atualizar e motivar tanto os estudantes quanto os profissionais. “É uma categoria reunida para falar sobre as evidências científicas, sobre as atualidades naquela área, e isso motiva tanto alunos quanto os profissionais a se manterem atualizados na área da odontologia, além de motivar, colocar experiências exitosas. Muitos alunos se veem no futuro próximo como aqueles profissionais, dando palestras, dando cursos, se destacando nacionalmente. Isso é bastante motivador, empreendedor. Você junta profissionais e alunos, pensando numa odontologia de qualidade cada vez melhor”, afirma.
A jornada já contou com um pré-evento de divulgação, realizado no último dia 2 de maio, na Arena Lab do Tiradentes Innovation Center: foi uma palestra sobre acabamento e polimento de restaurações de resina, ministrada pelo cirurgião-dentista Rodrigo Kiyuna, especialista em Dentística e mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Com 25 anos de realização, a Jornada Odontológica da Unit se consolidou ao longo do tempo como um dos principais espaços de aprimoramento técnico-científico da classe odontológica acadêmica e profissional, sempre com a participação de professores e profissionais de larga experiência e renome estadual e nacional. “Além de ser um evento científico com bastante reconhecimento, é uma comemoração, por ser uma jornada acadêmica com toda a comunidade acadêmica e profissional. Convidamos muitos professores de renome, que sempre são muito solícitos e fazem muita questão de participar da jornada. O reconhecimento vai além do nosso estado e da comunidade acadêmica, mas em toda a Odontologia sergipana”, ressalta Guadalupe.
As inscrições para a JOUT seguem abertas, inclusive para o público externo, e podem ser feitas no site oficial do evento, que também traz a programação completa. Cada inscrição dá direito à participação em um minicurso da jornada.
Leia mais:
Alunos de Odontologia visitam obras do Centro de Saúde da Unit
Paixão pela estética faz jovem trocar Direito por Odontologia