ESTUDE NA UNIT
MENU

Edunit divulga seus lançamentos mais recentes no Enfope/Fopie

Trabalhos publicados como e-books abordam temas ligados à educação, ciências sociais e direito e podem ser baixados gratuitamente; obras de outras editoras também foram divulgadas

às 13h02
Compartilhe:

Muitos trabalhos acadêmicos e culturais produzidos no âmbito da Universidade Tiradentes ganham um grande alcance junto ao público, a partir do trabalho da Editora Universitária Tiradentes (Edunit). Criada em 2013, a unidade editorial já tem pouco mais de 120 trabalhos publicados, nas mais diversas áreas do conhecimento, entre edições físicas e e-books. As cinco publicações mais recentes, lançadas entre 2023 e os primeiros meses de 2024, foram apresentadas e divulgadas nesta quinta-feira, 23, no Bloco F do Campus Farolândia, dentro do 13º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) e do 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie).

Uma delas é a edição mais recente da Revista Acadêmica de Divulgação Científica (ReAD), uma publicação científica semestral que divulga trabalhos de alunos e professores. Um de seus principais destaques é um artigo da professora Cristiane de Magalhães Porto e do doutorando Samuel Francisco Rabelo, ambos do PPED, sobre a presença de travestis e transexuais na pós-graduação no Brasil. “A gente utiliza a revista como um meio de divulgação de artigos, de materiais oriundos dos cursos daqui da Unit e de fora também, além dos artigos científicos que são gerados nos cursos e nas disciplinas”, explica o editor-gerente da Edunit, Igor Bento. 

Além da ReAD, outros quatro e-books recentes da Edunit foram apresentados no Enfope: EDUCIBER: Educação e Divulgação Científica em Plataformas Digitais, organizado por Cristiane Porto, Alexandre Chagas e Kaio Eduardo Oliveira; Cordel do desenvolvimento fraterno, de Ana Izabel Nascimento Souza e Carlos Augusto Alcântara Machado; Mojubá: cartilha informativa sobre direitos humanos e as tradições religiosas de matriz africana, coordenado por Grasielle Borges Vieira de Carvalho; e A arte de cuidar da pessoa idosa: Orientações para a prática diária – Guia para cuidadores de idosos, organizado por Cláudia Moura de Melo, Rubens Riscala Madi e Edna Aragão Farias Cândido. 

“A Edunit entrou com parceria no Enfope para divulgar o último portfólio dela de livros digitais. A gente tem algumas obras que já foram lançadas em diversas áreas, como educação, ciências sociais e direito, e estamos dando essa vitrine a mais para os nossos autores nesse evento”, acrescenta Igor, informando que os outros e-books, assim como os recentes, estão disponíveis para serem baixados gratuitamente no site da Edunit

Movimento de divulgação

A Editora Universitária Tiradentes adota um processo criterioso na seleção de conteúdo e na produção das publicações, o que garante a alta qualidade das obras. Elas abrangem uma ampla gama de disciplinas, abrindo caminho para a disseminação de pesquisas e estudos relevantes. “O nosso mote principal é toda a produção intelectual feita dentro da universidade. A gente tenta trazer os alunos para esse meio acadêmico de divulgação e de publicação científica, inserindo eles neste movimento”, diz Igor. 

O gerente ressalta ainda que a Edunit oferece algumas particularidades, como a facilidade de publicação e a forma como os livros são divulgados. Além de serem disponibilizados para a comunidade acadêmica, os livros e e-books da editora também encontram espaço em feiras e plataformas de venda de editoras universitárias renomadas em todo o país, já que a Edunit é uma das mais de 120 filiadas à Abeu (Associação Brasileira de Editoras Universitárias).

Além do portfólio de publicações e dos e-books que podem ser baixados gratuitamente, o site da Edunit traz também as orientações para as pessoas que querem publicar um livro ou artigo na ReAD. 

Outros livros

Além de divulgar as obras recém-lançadas pela Edunit, a tarde de lançamento de livros do Enfope/Fopie abriu espaço para outros autores sergipanos ligados à educação, que publicaram seus trabalhos por outras editoras, incluindo as do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Alguns dos trabalhos são voltados à pesquisa acadêmica e outras obras têm o caráter literário. Os autores, selecionados a partir de um cadastro prévio, apresentaram suas obras em versões físicas e virtuais. 

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), professor Alexandre Meneses Chagas, a ideia foi possibilitar aos autores um espaço de visibilidade dentro do evento. “Geralmente, esses espaços de lançamentos de livros têm justamente esse objetivo. É um espaço que a gente abre para esses autores poderem divulgar suas obras”, afirmou.

Leia mais:
Debates sobre a educação do futuro marcam abertura do 13º Enfope e 15º Fopie
Editora Tiradentes celebra uma década de existência

Compartilhe: