ESTUDE NA UNIT
MENU

Formanda de Medicina confirma sua especialidade após seu estágio no HAOC

Júlia Beatriz Maia passou quatro semanas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e aprofundou seus conhecimentos na área de cirurgia-geral: “É ela que devo seguir”.

às 15h26
Compartilhe:

A experiência de imersão em um hospital de referência é um acréscimo fundamental na formação de um profissional médico. Na Universidade Tiradentes (Unit), esta experiência é proporcionada através de parcerias com renomados centros médicos de Sergipe, do Brasil e do mundo, como é o caso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em São Paulo (SP). Foi nele onde a estudante Júlia Beatriz Barros Lins Maia, do 12º período de Medicina, fez o seu período de internato, entre os dias 1º e 26 de abril deste ano. 

Ela conta que decidiu se candidatar ao internato no HAOC porque tinha o objetivo de “viver outra realidade com relação a tecnologias na medicina”. Outra razão foi aprofundar os seus conhecimentos e habilidades em cirurgia geral, área na qual pretende se especializar. “Esse foi um dos motivos pelo qual eu queria ir para o Oswaldo Cruz, como uma forma de confirmação de que era aquela especialidade mesmo que eu deveria seguir”, disse Júlia, definindo que essa experiência foi “decisiva” para confirmar não apenas a residência que eu pretende fazer, mas também as instituições para as quais pretende prestar os exames de residência médica. 

A aluna foi aprovada para o internato através do processo seletivo interno realizado ao final do ano passado, entrando para a primeira turma enviada a São Paulo, com quatro estudantes. A seleção foi através de uma análise de currículo e isso, para Júlia, foi um grande ponto a favor, devido às atividades que desenvolveu ao longo do curso. “Durante a graduação, procurei fazer atividades como iniciação científica, monitoria, publicação de artigos, apresentação de trabalhos, participei de três ligas, do Centro Acadêmico… Sem dúvidas, isso foi o ponto chave para minha aprovação. Ao saber que fui aprovada fiquei muito feliz e empolgada, por colher os frutos dos esforços durante a graduação, pois isso era algo que almejava muito”, lembra ela. 

Composto por duas unidades na capital paulista, o HAOC é considerado uma referência nacional em tratamentos de alta complexidade e possui uma estrutura de ponta para a realização de cirurgias, o que foi fundamental para o sucesso de Júlia em seu estágio. “O tempo no Oswaldo Cruz foi incrível. Tenho aprendido técnicas novas, além de uma medicina totalmente avançada. Tenho vivenciado as principais inovações com relação a cirurgia robótica e hérnias. O que mais me impressionou foi a estrutura e a forma como a medicina realmente flui [no hospital]”, afirma. 

Júlia está concluindo o curso de Medicina na Unit e vai se formar nesta sexta-feira, 14 de junho, tendo já começado a se preparar para os exames de residência. Para as próximas etapas da carreira, ela pretende levar adiante a experiência que adquiriu no internato, além das boas lembranças e das amizades com os colegas da turma. “⁠Foi uma experiência única, dividir esse momento com amigos, tornou tudo ainda melhor. A Unit abriu portas para que esse estágio acontecesse. Então, estou muito grata por isso”, finaliza. 

Novas turmas

Outras duas turmas de estudantes de Medicina da Unit foram aprovadas no período de 2024-1 para o internato no HAOC. A segunda, com duas alunas, já está em São Paulo e ficará lá até o dia 28 de junho. E a terceira, com os 11 restantes, ficará no HAOC entre 1º e 26 de julho. Durante estes dias, cada estudante cumpre quatro semanas de estágio, acompanhando e auxiliando o trabalho diário das equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de apoio. 

Leia mais: 
Aluno de Medicina realiza estágio na área de Urologia no HAOC
Aluna fala da experiência com a Neurologia Clínica em internato no HAOC
Mais 16 estudantes de Medicina são enviados para o internato no Oswaldo Cruz

Compartilhe: