O curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) no Campus Estância promoveu nesta quinta-feira, 13, um bate-papo da série “Egressos de Sucesso”, que reúne os alunos do curso para uma conversa com ex-alunos da Unit que se destacam por conquistas e êxitos importantes em suas carreiras profissionais. O primeiro encontro desta série foi com o médico Daniel Silva Santos, formado pela Unit na turma de 2021-2, que atualmente faz o primeiro ano da residência médica em Cardiologia, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
De acordo com o coordenador-adjunto do curso de Medicina do Campus Estância, professor Jerocílio de Oliveira Júnior, o objetivo do encontro foi incentivar os alunos a se prepararem para se candidatar e disputar vagas nos principais programas de residência médica realizados no Brasil. É uma modalidade de pós-graduação médica sob a forma de cursos de especialização caracterizados pelo treinamento em serviços, e que pode ser dada tanto por universidades quanto por hospitais ou centros especializados em saúde.
“Na sala de aula, procuramos incentivar os nossos alunos a continuarem se qualificando mais e melhor, mesmo depois da formatura, e a buscarem os programas de residência de destaque nacional e internacional. O Daniel é um egresso da Unit que conseguiu sucesso nos melhores programas de residência médica do país. O aluno atual ganha esse estímulo e esses conhecimentos com a visão de alguém como eles, que já esteve no lugar deles, estudando medicina na mesma faculdade que eles, e que alcançou essa conquista na carreira. Assim, eles podem saber e ter a certeza de que também são competentes e capazes de conseguir passar nessas grandes residências, para que consigam sucesso na carreira e sejam médicos de excelência em qualidade”, destaca Jerocílio.
Ao se formar, em fevereiro de 2022, Daniel foi aprovado nos exames que prestou para duas residências em Clínica Médica: a do próprio HC-FMUSP, na capital paulista, e a do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP). Ambos os processos de seleção estão entre os mais rigorosos e disputados do país. O egresso da Unit acabou escolhendo a USP, onde concluiu a primeira residência no ano passado e foi aprovado para a atual residência em Cardiologia.
“Eu conversei com os alunos sobre os métodos de preparação para a prova de residência, incluindo preparação teórica, prática, metodologia de estudo, revisões espaçadas, análise curricular e pontos do currículo que são importantes numa entrevista. Fiz recomendações dos pontos que mais vale a pena correr atrás para complementar o currículo. Falei também da minha experiência nas residências de clínica e de cardiologia, o que esperar de uma residência de clínica médica e como funciona o serviço do HCFMUSP”, disse Daniel.
Partilhando
O médico sergipano também dividiu com os alunos um pouco da sua experiência acadêmica e profissional, vivenciada durante o curso de Medicina da Unit no Campus Farolândia, em Aracaju. Ele conta que guarda boas recordações e aprendizados dessa época, em meio às amizades e ao dia-a-dia no ambiente universitário. “Foi uma oportunidade muito boa de conversar com os alunos, porque parece que ontem eu estava sentado do outro lado, sendo estudante. A gente vai acumulando um pouco a mais de experiência ao longo dos anos e é sempre bom poder compartilhar”, destaca ele.
O momento de partilha foi bem aproveitado pelos alunos de Medicina em Estância, que aproveitaram para fazer perguntas e dividir experiências e ansiedades que vivenciam à medida em que o curso avança em direção às fases finais. Para a aluna Suellen Cristina Atanazio Santos , do 7° período, o evento foi de grande importância para os que estão cada dia mais próximos do tão sonhado internato.
“O palestrante trouxe com ele as vivências pessoais de como foi essa fase e como ele fez para conciliar de maneira efetiva com os estudos para a residência médica desejada por ele. Sendo assim, o doutor Daniel tirou nossas dúvidas sobre como é essa fase, e como está sendo atualmente na sua sub de residência. Ele inspirou a nós alunos a levar um internato de maneira mais leve e efetiva, para que assim consigamos cumprir os nossos objetivos e conseguir passar na nossa residência dos sonhos”, afirmou Suellen.
Leia mais:
Formanda de Medicina confirma sua especialidade após seu estágio no HAOC
Núcleo de Formação Médica é inaugurado em Estância (SE)
Egresso de Medicina da Unit realiza residência na Unifesp, em São Paulo