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Projetos de Extensão apresentados no PIPEX abordam temas fundamentais que impactam a sociedade

Mais de 100 trabalhos foram apresentados por mais de 700 alunos dos cursos do Projeto Inova, destacando a aplicação prática do conhecimento acadêmico e a contribuição social dos estudantes.

às 16h58
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Os projetos de extensão universitária desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e social, permitindo que os estudantes apliquem seus conhecimentos teóricos na prática e contribuam de forma significativa para a comunidade. Esses projetos promovem uma troca, onde os alunos ganham experiência prática e a sociedade recebe soluções inovadoras para seus desafios. Com essa perspectiva, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou a III Mostra PIPEX (Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão), destacando trabalhos dos cursos que fazem parte do Projeto Inova.  

Nesta edição da mostra, mais de 100 trabalhos foram apresentados por mais de 700 alunos, como ressaltou o coordenador de pesquisa e extensão da Unit Geraldo Calasans. “O fruto disso é o aprendizado dos alunos baseado em experiências práticas, todos voltados para a extensão universitária”, afirmou Calasans. Ele também destacou a importância das parcerias com empresas e instituições, que enriquecem a formação dos estudantes e aumentam suas chances de empregabilidade.

Alguns destaques

Entre os projetos apresentados, um deles foi o projeto intitulado “Saúde Mental na Escola de Esportes”, realizado por alunos do 3º período de Psicologia. “Nosso projeto teve a intenção de dialogar com as crianças, desmistificar a ansiedade, discutir até que ponto ela pode ser positiva e a partir de quando ela se torna negativa, e como ela afeta as competições, especialmente durante os Jogos Primavera”, explicou uma das participantes, Ana Cleide de Oliveira. 

O projeto enfrentou desafios na tentativa de envolver os pais, mas conseguiu engajar 90% das crianças, proporcionando-lhes técnicas valiosas para lidar com a ansiedade. “Durante as atividades, apresentamos técnicas de respiração e discutimos sobre a ansiedade. As crianças compartilharam conosco experiências em que aplicaram nossas técnicas durante as competições. Foi muito positivo. Uma criança até mencionou ter explicado para a mãe sobre o que é ansiedade, ajudando-a a se sentir menos estressada”, completa Ana.

Outro projeto relevante foi a “Abordagem da Sexualidade: Capacitação de Profissionais em Clínica de Reabilitação”, também do 3º período de Psicologia, que explorou um tema sensível e muitas vezes negligenciado: a sexualidade na reabilitação. Através de pesquisas e capacitação de profissionais, a equipe buscou ampliar o conhecimento e as ferramentas disponíveis para lidar com a sexualidade de forma ética e profissional neste contexto. 

“A importância desse projeto é enorme, especialmente para a saúde mental e a liberdade, como defendia Basaglia, um grande psiquiatra italiano, que falava sobre curar pela liberdade, libertando os seres humanos para se vestirem como desejam, agirem conforme desejam e expressarem sua sexualidade, que, embora pareça algo distante, está presente em nosso cotidiano.Tivemos uma troca muito positiva com colaboradores, psicólogos que trabalham há muito tempo nesse campo. Eles compartilharam muito de sua experiência conosco, o que é extremamente importante”, pontuou o aluno do 3º período de Psicologia, Celso Emílio de Freitas.

Reconhecimento e impacto social

Todos os projetos foram avaliados durante o evento, e o projeto vencedor apresentado no bloco D foi o “Estimulação Cognitiva em Idosos: Estratégias de Intervenção para Promoção do Bem-Estar”, onde os alunos foram premiados com medalhas, incentivando ainda mais a dedicação e o empenho dos estudantes. 

A equipe trabalhou no Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, focando na estimulação cognitiva e nas funções executivas e psicomotoras dos residentes. A estudante do 3º período de Psicologia, Lizziane Vieira Lima explicou a escolha do público-alvo. “Escolhemos trabalhar com idosos porque são pessoas que possuem vasta experiência de vida, histórias e vivências únicas. Trabalhar com eles enriquece nossa própria experiência”, destaca.

Ela conta que o trabalho foi além da estimulação cognitiva, foi uma oportunidade para trocar experiências e conhecer novas histórias. “Foi terapêutico para os idosos, permitindo-lhes expressar emoções e compartilhar experiências durante as atividades. Foi uma experiência enriquecedora para todos. Nosso foco foi tanto na estimulação cognitiva quanto nas funções executivas e psicomotoras dos idosos. Planejamos, pesquisamos e adaptamos diversas atividades para atender às suas necessidades”, elenca.

João Victor Motta Nascimento, também participante do grupo, aborda uma questão sensível nessa fase da vida, reforçando a importância de investir nesse tema. “Sempre tive o sonho de trabalhar com a questão do luto desde que comecei a estudar Psicologia. O envelhecimento pode ser visto como um período desafiador, semelhante ao luto, pois representa uma transição para a fase final da vida. No entanto, é também um momento de renovação e novas oportunidades. Trabalhar com idosos oferece a chance de ajudá-los a encontrar significado e motivação nesta etapa da vida”, revela.

A professora de Psicologia, Kéziah Costa, líder do projeto, expressou seu orgulho: “É uma grande alegria ter esse reconhecimento pelo trabalho que foi desenvolvido ao longo do semestre. É extremamente gratificante ver a construção do conhecimento deles, aprendendo e conseguindo impactar positivamente o público-alvo, que no caso eram os idosos, transformando os ambientes onde estão inseridos. Por isso, estou muito feliz e orgulhosa. Para um professor, não há alegria maior do que essa”, revela.

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