ESTUDE NA UNIT
MENU

Doutorando desenvolve produtos estéticos a partir de pesquisas com o jenipapo

Adilson Allef Santana, do PSA, se dedica a estudos sobre o fruto desde a graduação em Estética e já conseguiu montar uma empresa para lançar os primeiros produtos

às 21h36
Compartilhe:

Conciliar a pesquisa científica e o empreendedorismo foi o caminho profissional traçado pelo pesquisador Adilson Allef Moraes Santana, aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA), da Universidade Tiradentes (Unit). Formado em 2018-1 pela própria Unit, na graduação em Estética e Cosmética, ele seguiu com a carreira acadêmica no PSA, onde concluiu o mestrado em 2021 e imediatamente entrou para o doutorado. Ao longo do tempo, ele também trabalhou na criação e no desenvolvimento da sua própria empresa, a New Eyebrow, que atua no ramo de pigmentos naturais destinados à coloração e aprimoramento estético de sobrancelhas. 

Esta trajetória foi movida pelo interesse no desenvolvimento de cosméticos e outros produtos estéticos baseados em insumos e substâncias naturais, que não provoquem danos às pessoas, nem aos animais e ao meio ambiente. De acordo com Adilson, a escolha desses temas foi motivada por um compromisso assumido com a cosmética humanizada e segura, através do desenvolvimento de produtos que não apenas atendam às necessidades estéticas dos consumidores, mas também garantam sua saúde e bem-estar. 

“A cosmética humanizada visa criar fórmulas que respeitem a saúde humana, utilizando ingredientes naturais e seguros. Além disso, há uma crescente preocupação com a sustentabilidade e a proteção ambiental, que também influenciou a escolha de focar em formulações livres de substâncias prejudiciais. Essa abordagem reflete a responsabilidade social e ética na pesquisa científica, buscando soluções que contribuam para um futuro mais saudável e sustentável. A ênfase na segurança e na humanização dos cosméticos não só beneficia os consumidores, mas também promove práticas mais responsáveis dentro da indústria cosmética”, afirma ele.

Um dos focos principais de seus estudos, tanto na graduação quanto na pós, foi o desenvolvimento de produtos cosméticos e estéticos a partir da genipa americana, cujo fruto é bastante conhecido por seus sucos e polpas: o jenipapo. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um desdobramento da sua participação na Iniciação Científica, avaliou a efetividade do extrato hidrometanólico do jenipapo como coloração para cabelos brancos e como doador de brilho para cabelos naturalmente pigmentados. Um estudo que inclusive foi premiado como o melhor do Brasil na área de Estética em 2018. Já a dissertação de mestrado foi sobre o desenvolvimento de uma tintura capilar com dois marcadores químicos presentes no fruto: a genipina e o geniposídeo. 

Já a tese de doutorado, que deve ser defendida em maio de 2025, é uma avaliação da viabilidade econômica, ambiental e tecnológica para implementação de uma cadeia produtiva na área cosmética utilizando a genipa americana como matéria-prima de coloração capilar. “A criação de uma tintura capilar livre de metais pesados, oxidantes, ftalatos e parabenos traz inúmeros benefícios para a sociedade. Primeiro, reduz os riscos à saúde associados a esses compostos químicos, que podem causar alergias, irritações e, em alguns casos, efeitos mais graves, como problemas hormonais e câncer. Além disso, promove um impacto ambiental positivo, pois evita a liberação de substâncias tóxicas no meio ambiente durante a produção e o uso dos produtos”, destaca Adilson.

Ele acrescenta que “os resultados deste estudo contribuem para a melhoria da saúde pública e para a conservação ambiental, ao mesmo tempo em que oferecem soluções eficazes e inovadoras para a indústria cosmética e assim favorecendo ao embelezamento seguro, e sem contar na contemplação dos selos: Cruelty Free, Green Chemical e Paraben Free”.

Incentivo

Em 2023, a pesquisa de Allef foi contemplada com o incentivo do Programa Centelha, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com as fundações estaduais de amparo à pesquisa (incluindo a Fapitec/SE), que incentiva a criação de negócios e empresas com base em pesquisas e inovações. O doutorando acredita que ele tornou possível a criação da New Eyebrow e o desenvolvimento de seu primeiro produto, um pigmento natural para sobrancelhas. 

“Esse apoio foi crucial para transformar minhas pesquisas acadêmicas em uma iniciativa empresarial viável, focada em cosméticos inovadores e sustentáveis, e tudo isso só foi capaz pelo fato de ter apoio e acreditação da Unit. Ela também tem incentivado o empreendedorismo, proporcionando workshops e mentorias que me prepararam para considerar a viabilidade comercial das minhas inovações. A combinação de suporte acadêmico e incentivo ao desenvolvimento de produtos práticos e sustentáveis tem sido crucial para o meu crescimento profissional e para a realização de pesquisas que podem ter um impacto positivo tanto na indústria cosmética quanto na sociedade”, diz Adilson.

As pretensões atuais de Adilson é seguir a carreira tanto na academia, como pesquisador e professor universitário, quanto no mercado. “Atualmente, sou o terceiro mestre do estado e o primeiro doutorando que é literalmente formado em estética, e vejo isso como uma oportunidade de inspirar outros profissionais a caminharem pelo caminho da pesquisa técnico-científica. Além disso, pretendo seguir na área da pesquisa, explorando novas fronteiras do conhecimento e contribuindo para o avanço científico na área de cosméticos e estética. Por fim, tenho interesse em continuar no empreendedorismo científico, aplicando os conhecimentos adquiridos na academia para desenvolver produtos e soluções inovadoras que possam beneficiar tanto a indústria quanto a sociedade como um todo”, concluiu. 

Leia mais:
Aluno do PSA estuda uso de plantas para a criação de protetor solar vegano
A mangaba que rende frutos para a saúde e para a beleza

Compartilhe: