O Festival de Publicidade de Cannes é um dos eventos mais prestigiados na área da comunicação, reconhecendo e premiando os trabalhos de maior destaque. Empresas líderes como Coca-Cola, Nike, Google e outras competem anualmente, trazendo suas campanhas mais inovadoras e impactantes. O prêmio Leão de Ouro é um reconhecimento altamente cobiçado, que celebra a excelência criativa e a eficácia das campanhas.
Este ano, o projeto “Luzes Negras” de autoria do redator publicitário Yael Sullyvan, egresso da Universidade Tiradentes (Unit), rendeu um Leão de Ouro na categoria Design e dois Leões de Bronze nas categorias Print and Publishing e Industry Craft. “O resultado foi muito melhor do que o que eu esperava para o meu primeiro ano concorrendo”, comenta Yael.
Para Yael, receber um Leão de Ouro é um reconhecimento significativo na indústria publicitária. “É a afirmação de que o seu trabalho, naquele momento, está entre os melhores do mundo e que ele está sendo executado da melhor maneira possível. Vejo esse primeiro prêmio como o reconhecimento não só do esforço colocado na criação desse único projeto, mas de todos os outros que tive que ralar e que me moldaram até chegar nele”, destaca o redator publicitário.
Sobre o projeto
Em parceria com o Grupo Bradesco Seguros, foi criado um livro cujas páginas aparentam estar em branco, representando o apagamento histórico sofrido pela comunidade negra. No entanto, quando iluminadas com luz negra, as páginas revelam histórias e nomes célebres, trazendo à tona memórias esquecidas. Além do Grupo Bradesco Seguros, principal marca a assinar o projeto, foi recebido um grande apoio do Projeto GOMA de Mentoria e do Museu Afro-Brasileiro da Bahia, onde a peça ficará exposta e fará parte do acervo permanente da instituição.
“A ideia começou a ser desenvolvida após a provocação de uma consultoria parceira da agência sobre as grandes lacunas na história negra. Desde esse primeiro momento, passamos por diversas etapas até encontrarmos a maneira perfeita de abordar o assunto. Trabalhamos com um cliente relevante que pudesse realmente fazer a diferença, publicamos o livro, incluímos a peça no acervo do Museu Afro, e, finalmente, conquistamos a premiação. Foram milhares de horas dedicadas a escrever, pensar, reescrever, reprovar e aprovar ideias”, comenta Yael.
Formação e carreira
Atualmente, Yael Sullyvan trabalha como Redator Publicitário na AlmapBBDO, em São Paulo, considerada a agência da década em Cannes por conta do número de prêmios e trabalhos criativos desenvolvidos. Ele colabora com grandes marcas como Elma Chips, LG, Amazon e Smirnoff, entre outras. “Até aqui pude criar para marcas globais como Cheetos, na campanha ‘Dedos de Cheetos’, Smirnoff, Amazon, além de também trabalhar com outras nacionais de peso, como Perdigão, na campanha para a Copa do Nordeste 2024”, destaca.
Essa conquista é um passo importante em sua carreira e planeja continuar desenvolvendo projetos relevantes e impactantes. “Apesar do ótimo resultado, é o meu primeiro ano levando Leões no Festival de Cannes, então acho que o próximo passo é conquistar ainda mais. Dentro da AlmapBBDO os novos projetos são constantes, quase que diários, o desafio é seguir entregando trabalhos tão relevantes para os clientes, quanto o que ganhou Ouro no Festival”, projeta Yael.
Parte do sucesso, Yael atribui à formação recebida na Universidade Tiradentes. “Nessa área é importante receber influências dos mais diferentes lugares e tentar viver o máximo de experiências. Dentro do curso, acredito que me envolver em atividades extracurriculares, estagiar na agência experimental e devorar boa parte da bibliografia das matérias, me ajudou a chegar onde estou. Sem esquecer das trocas diretas que tive com profissionais que pude ver de perto desde a universidade, referências que hoje posso chamar de amigos, e também dos professores, que por vezes ouviram minhas incertezas diárias”, afirma o publicitário.
Yael aconselha estudantes e jovens profissionais a serem resilientes e a se jogarem nas oportunidades. “Ser criativo é fundamental, mas acredito que essa habilidade pode ser desenvolvida. Para realmente aproveitar seu potencial, é ainda mais crucial ser resiliente e compreender o esforço exigido pelo processo. Ao entender isso, você já está no caminho certo”, enfatiza.
Como comunicador, ele acredita que a publicidade tem um papel crucial na sociedade, podendo gerar relevância para assuntos importantes e provocar atitudes. “O impacto da publicidade pode abranger desde o social até o comercial, variando significativamente de acordo com os objetivos e o tipo de profissional envolvido. No entanto, o que considero mais crucial é que ela seja impactante, pois é assim que vemos sua efetividade real”, finaliza.
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