ESTUDE NA UNIT
MENU

Pacientes do Ninota Garcia celebram festejos juninos

Cerca de 150 pessoas entre alunos, colaboradores e pacientes participam dos festejos e comemoram mais um final de semestre

às 20h55
Compartilhe:
Colaboradores e alunos comemoram festa junina

Colaboradores e alunos comemoram festa junina

Cerca de 150 pessoas participaram na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, da confraternização junina realizada no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, localizada no Bairro Industrial. Na oportunidade, alunos, professores, colaboradores do corpo técnico-administrativo e pacientes assistiram à apresentação de quadrilhas e comemoram o São João com muita alegria.

Em mais de um ano de tratamento na clínica após um acidente vascular cerebral, esta é a primeira vez que Dalmo Santos de 53 anos participa da festa. “Eu gosto muito de quadrilha e estou adorando o evento. É um momento de distração, onde esquecemos as enfermidades”, confessa Dalmo acompanhado da sua esposa Maria José dos Santos.

Cerca de 150 pessoas participaram da festa

Cerca de 150 pessoas participaram da festa

O paciente não é o único a aprovar a iniciativa. Segundo a assistente social do Ninota e uma das organizadoras do evento, Eliangela Soares, todos os pacientes aguardam ansiosos pelas atividades desenvolvidas no espaço de saúde. “É um momento muito esperado por eles e, antes mesmo do mês de junho chegar, eles perguntam sobre a comemoração. É uma oportunidade de estimular esses pacientes e contribuir no aprendizado dos alunos na questão não apenas do atendimento, mas de interação. E isto é muito gratificante”, afirma Eliangela.

CONFRATERNIZAÇÃO DO NINOTA

A ideia para as comemorações surgiu de alunos e professores do curso de Fisioterapia para celebrar, ao final do semestre, a conclusão de cada estágio. O sucesso dos encontros com participação ativa dos pacientes já garante mais de dez anos de realização da festa.

Acadêmica Daisy Santos acompanhou o paciente Acrísio por seis meses

Acadêmica Daisy Santos acompanhou o paciente Acrísio por seis meses

Acrísio dos Santos tem 78 anos e há pelo menos cinco faz tratamento na clínica. Todos os anos ele não perde a oportunidade de participar da confraternização. “Eu faço questão de participar dos eventos de fazer meu tratamento no Ninota. Desde quando comecei minha fisioterapia aqui me sinto bem melhor”, confessa Acrísio, vítima de um derrame.

Durante seis meses, o paciente recebeu orientação da estudante do 8º período de Fisioterapia, Daisy Santos Oliveira. Agora ao final do semestre, Daisy tem a sensação de dever cumprido. “Foi um aprendizado muito grande, tanto acadêmico, quanto profissional. Junto aos pacientes e professores conseguimos trocar conhecimento”, avalia a estudante.

A diretora Administrativa do Ninota Garcia, professora Albertina Xavier, acredita que a cada ano os pacientes se tornam mais receptivos e animados com as ações promovidas no Centro de Saúde. “Todos os anos percebemos a interação dos usuários e a resposta rápida desses pacientes com o tratamento. Aqui eles se sentem em casa”, ressalta a diretora.

O Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia atende diariamente centenas de pacientes que são direcionados para tratamentos de fisioterapia respiratória, neurológica, ortopédica, pediátrica, dentre outras.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: