Priorizar a prática desde os primeiros períodos da faculdade é fundamental para a formação de futuros profissionais. O estágio oferece a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e preparando os alunos para os desafios profissionais.
Essa é a realidade da estudante do 1° período de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), Sophia Di Carluccio Schimmelpfeng, que já conseguiu um estágio no Conselho Regional de Administração (CRA). A oportunidade surgiu durante uma palestra organizada pela equipe de professores de Administração do Inova, onde o presidente do CRA, Carlos Eloy, apresentou o Conselho e uma vaga de estágio exclusiva para alunos da Unit. “A chance de aprender mais na prática e com verdadeiros profissionais da área de administração foi o que me motivou a aceitar essa oportunidade no CRA”, explica Sophia.
Funções e responsabilidades
No CRA, Sophia atua na área de fiscalização, responsável por verificar se as empresas e administradores/tecnólogos estão devidamente inscritos no Conselho e cumprindo suas obrigações, como o pagamento das anuidades. “Essa experiência está sendo incrível, pois me permite colocar em prática o que aprendo em sala de aula e ter contato direto com o mercado de trabalho”, afirma a estudante.
Conciliar responsabilidades acadêmicas e profissionais pode ser desafiador, mas Sophia encontrou maneiras de manter um equilíbrio. “Crio cronogramas e sigo uma rotina bem definida, o que me ajuda a ter tempo para tudo. Além disso, o curso de Administração do Inova me oferece uma base teórica sólida que é fundamental para o meu desempenho no trabalho”, ressalta.
Apoio da Unit e aprendizado no CRA
A experiência prática no CRA tem sido valiosa para sua formação acadêmica. “Eu e a minha supervisora da área da fiscalização do CRA, realizamos um projeto voltado a um fluxograma para organizar nossas funções e atividades semanais. Coloquei em prática meus aprendizados do estágio em um projeto de fluxograma para empresas de automobilismo Essa experiência me ajudou a aprimorar meus conhecimentos em mapeamento de processos, um tema que já havia estudado em sala de aula”, compartilha.
Além disso, a Universidade Tiradentes tem sido um importante suporte para Sophia. “Meu professor da matéria de PIPEX, Prof. Douglas, foi um dos meus maiores suportes. Ele me indicou para a vaga de estágio no CRA e sempre me incentivou muito. Sou eternamente grata a ele e a todos os aprendizados que nos proporcionou”, destaca.
Com o término do estágio no CRA previsto para o próximo ano, Sophia já pensa nos próximos passos. “Conseguir outros estágios e novas formas de aprender ainda mais”, afirma. Ela avalia seu desempenho acadêmico de forma positiva, destacando a contribuição do curso de Administração do Inova para sua formação profissional. “Muitos dos projetos realizados em sala de aula me ajudaram a ter uma visão mais ampla na prática e no meu dia a dia no estágio. Por exemplo, quando realizamos um projeto em equipe sobre mapeamento de processos, o que foi de grande importância para eu realizar a mesma tarefa no CRA”, completa.
Leia também: Aluna de Medicina da Unit apresenta trabalho em congresso nos Estados Unidos