ESTUDE NA UNIT
MENU



Unit marca presença em evento da Amazon nos EUA

Participação no Executive Briefing Center reforça parcerias estratégicas e marca uma nova era de inovação e sustentabilidade para a Universidade Tiradentes

às 19h16
Compartilhe:

Buscando fortalecer suas parcerias tecnológicas e assegurar que seus alunos e docentes tenham acesso às mais avançadas soluções do mercado, a Universidade Tiradentes (Unit) marcou presença em um dos mais importantes eventos promovidos pela Amazon Web Services (AWS). Em agosto, o professor Fábio Santos, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Unit, representou a instituição em um encontro exclusivo realizado na sede da Amazon em Seattle, Estados Unidos. 

O evento, conhecido como Executive Briefing Center (EBC), reuniu líderes de grandes empresas e instituições de ensino superior para discutir temas como inteligência artificial, sustentabilidade e as mais recentes inovações tecnológicas. “Durante o evento, tivemos contato com os principais executivos da Amazon, incluindo vice-presidentes e diretores. Discutimos temas como inteligência artificial, o conceito de empresa Data Driven (baseada em dados), liderança, crescimento e sustentabilidade. Também conversamos com o responsável mundial pela sustentabilidade da Amazon”, elenca Fábio.

A participação no EBC foi resultado de uma estratégia cuidadosamente planejada, iniciada quando a Unit começou a negociar a migração de seu data center para a nuvem. Durante esse processo, o professor Fábio enfatizou a necessidade de que os benefícios oferecidos pelos fornecedores fossem abrangentes, contemplando não só as necessidades corporativas, mas também a academia e os estudantes. “Exigimos que as empresas apresentassem diferenciais que não fossem apenas voltados para o corporativo ou para o data center, mas que também incluíssem benefícios para a academia e para os alunos”, explicou Santos.

A resposta da Amazon a essa demanda foi significativa, resultando na criação de um EBC específico para a educação, algo até então inédito. Além da Unit, outras instituições de renome, como a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Edux (antiga Kroton) e Clarent, também foram convidadas a participar desse encontro. “Vale destacar que tudo isso foi fruto da nossa iniciativa de solicitar um diferencial ao montar o projeto”, destacou Fábio.

Inovação e sustentabilidade na nuvem

A decisão de migrar o data center da Unit para a nuvem, optando pela AWS, trouxe uma série de vantagens que vão além da simples modernização da infraestrutura. “Nosso data center estava desatualizado, e tínhamos que escolher entre investir em novos equipamentos ou migrar para a nuvem, que é o que há de mais moderno. Essa migração não só melhorou a performance de sistemas essenciais, como o Magister, mas também permitiu à Unit adotar práticas sustentáveis, alinhadas com as políticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa)”, reforça. 

Com a AWS, a Unit agora paga apenas pelo consumo necessário de recursos, eliminando a necessidade de constantes investimentos em novos equipamentos. “Com a nuvem, conseguimos otimizar o Magister, aumentar o número de servidores e obter uma série de benefícios internos. A segurança aprimorada oferecida pela Amazon também permite que a equipe de TI da Unit se concentre em configurações avançadas, sem a preocupação com a infraestrutura física”, acrescentou Santos. 

Impactos diretos 

A parceria com a AWS também abre novas oportunidades educacionais, como hackathons, certificações em tecnologias da Amazon e até competições de carros autônomos que serão promovidas no Innovation Center, um dos centros de tecnologia e inovação da Unit. “Essa parceria vai muito além da simples migração do Data Center, alcançando um novo nível com diversas outras iniciativas”, ressaltou Santos.

Além de modernizar a infraestrutura da universidade, a migração para a nuvem está beneficiando todo o Grupo Tiradentes. “Nossa TI agora atende todos os diferentes negócios, ao contrário de antes, quando era focada apenas na universidade. Isso inclui unidades como o Innovation, ITP, Memorial e Instituto de Pesquisa, que agora estão integradas à mesma nuvem, embora em locais separados, permitindo uma gestão mais eficiente e segura dos recursos tecnológicos”, explicou Fábio.

Com a parceria com a AWS, a Unit está preparada para oferecer aos seus alunos e à comunidade acadêmica as ferramentas mais modernas e eficazes para enfrentar os desafios do futuro, consolidando-se como uma referência no cenário educacional brasileiro. “Portanto, essa parceria vai muito além da simples migração do Data Center, alcançando um novo nível com diversas outras iniciativas”, finaliza.

Leia também: Diretor de TI da Unit é reconhecido nacionalmente por sua excelência em tecnologia

Compartilhe: