ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit leva 112 atletas para os JUBs em Brasília 

Universidade Tiradentes busca mais uma vez o pódio nos Jogos Universitários Brasileiros com modalidades individuais e coletivas

às 20h46
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) está a todo vapor para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs )2024 em Brasília. Com a partida de 112 alunos para Brasília. A competição, que acontecerá em dois módulos, de 8 a 13 e de 13 a 19 de outubro, reúne modalidades individuais e coletivas, e é o maior evento esportivo universitário do país. Os estudantes da Unit representarão a universidade em diversas modalidades, como judô, natação, atletismo, tênis de mesa, tênis de campo, basquete, futsal e outras. 

No último dia 4 de outubro, os alunos se reuniram para uma cerimônia pré-embarque, realizada na Arena do Innovation Center, onde foram motivados com palavras de incentivo e desejos de boa sorte para a competição. “Historicamente, o esporte sempre foi uma bandeira da universidade, o que se reflete não apenas na nossa estrutura, mas também em nosso compromisso com o esporte nacional. Contamos com uma vila olímpica completa, com a única pista de atletismo emborrachada do estado, quadras em reforma, e estamos construindo duas quadras de areia”, destacou o vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa Júnior.

Segundo o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen, a preparação para os JUBs foi intensa, e a expectativa é grande, principalmente pela diversidade de modalidades e a quantidade de estudantes envolvidos. “Estamos enviando 112 alunos de diferentes cursos, como Direito, Medicina, Educação Física, Psicologia, TI e Ciências da Computação. São 16 modalidades esportivas em que os alunos vão competir, tanto individuais quanto coletivas”, explicou. Ele detalhou que o primeiro módulo, que ocorre de 8 a 13 de outubro, será focado nas modalidades individuais, como karatê, tênis de mesa, natação e atletismo. Já o segundo módulo, de 13 a 19 de outubro, será destinado às modalidades coletivas, como futsal, basquete, vôlei e handebol.

Para o professor de natação Edival Antônio de Góes Júnior, a expectativa é alta. “A natação é uma das principais modalidades da competição. Estamos indo com uma equipe de cinco atletas e um revezamento. A expectativa é alcançar bons resultados, já que essa é a principal competição universitária de natação em piscina neste ano”, comentou o professor, reforçando o potencial da equipe.

Alguns destaques 

Entre os atletas, o clima de motivação e superação é evidente. Leonardo Batista, estudante de Fisioterapia, que competirá no atletismo, compartilhou suas expectativas para o JUBs 2024. “Esse será meu primeiro JUBs. No ano passado, fiquei de fora por ter contraído dengue, mas agora estou focado em melhorar minhas marcas e tentar conquistar uma medalha para a Unit”, contou o atleta, que já tem experiência em competições internacionais, como o Mundial Universitário e o Mundial de Revezamento na Rússia. “Sou atleta de atletismo desde os 10 anos e a Unit me deu a oportunidade de conciliar esporte e estudos, o que me permitiu continuar competindo em alto nível”, destacou Leonardo.

No basquete feminino, a estudante de Logística, Leticia Aires, revelou o desafio de preparar a equipe em meio às dificuldades de reunir todas as jogadoras. “Apesar de termos enfrentado algumas dificuldades para nos reunirmos, estamos nos preparando com muita determinação. No ano passado, ficamos muito perto de ganhar a medalha de bronze, mas perdemos na prorrogação por um ponto. Este ano, estamos focadas em conquistar o ouro”, afirmou Letícia.

Outro destaque é Ana Jenifer dos Santos, estudante de Educação Física e paratleta, que fará sua estreia nos JUBs como a primeira atleta paralímpica da Unit a participar da competição. “No início, foi um pouco desafiador, principalmente por conciliar a seleção de base com os JUBs, mas estou muito feliz por essa oportunidade. Minha presença será de grande contribuição para a universidade, e estou confiante de que minha participação será marcante”, compartilhou Ana Jenifer.

Novidades

A grande novidade deste ano é a presença das cheerleaders, uma equipe formada por estudantes e atletas da universidade, liderada pela estudante de Educação Física Emily Barbosa. “O cheerleader é uma novidade nos JUBs e estamos muito empolgadas. Somos a primeira equipe de cheerleaders de Sergipe, e estou muito feliz por ter conseguido montar um time. Vamos competir em três categorias: a sessão de torcida, o stunt group e a equipe completa”, explicou Emily, que sonhava em participar dos JUBs e viu no cheerleader uma oportunidade de levar a modalidade para a Unit.

Leia também: Estudante mexicano compartilha experiência de intercâmbio no Brasil

Compartilhe: