ESTUDE NA UNIT
MENU



Presépio é instalado no Campus Farolândia e antecipa o clima do Natal 

A instalação reproduz o nascimento de Jesus Cristo e faz parte das tradicionais comemorações de Natal promovidas pela Unit, desde a sua fundação

às 16h14
Compartilhe:

O tradicional Presépio de Natal, instalado pela Universidade Tiradentes (Unit) como parte das comemorações das festas de fim de ano, já está aberto à visitação no estacionamento interno do Campus Farolândia, em frente ao Tiradentes Innovation Center. A ação teve início oficialmente na noite desta quarta-feira, 16, quando a instalação foi abençoada pelo capelão da Unit, padre Anderson Pina, na presença dos professores Jouberto Uchôa de Mendonça e Amélia Maria Cerqueira Uchôa, fundadores da instituição. 

A montagem do presépio foi uma iniciativa conjunta do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC) e da Reitoria da Unit, sendo parte dos eventos que a Unit promove desde a sua fundação, há 62 anos, em celebração ao Natal. Neste ano, a novidade é a antecipação da data de inauguração do presépio, que costumeiramente é montado e abençoado em meados do mês de novembro. “O pedido veio em razão do calendário acadêmico e da Feivest [Feira do Vestibular], pois em outubro temos uma grande movimentação e presença de público. Isso dá a oportunidade para que mais pessoas participem, prestigiem e visualizem qual o verdadeiro sentido do Natal, a confraternização e a união das pessoas”, explica a bibliotecária Alda Teresa Nunes de Freitas, do ITBEC. 

Seguindo a tradição católica, criada em 1223 por São Francisco de Assis, o presépio reproduz a manjedoura na qual aconteceu o nascimento de Jesus Cristo, em uma área rural da antiga cidade de Belém, na Judéia (atual Cisjordânia). O processo de montagem do Presépio da Unit envolveu a construção de um pequeno galpão de madeira, decorado com palhas, iluminações natalinas e onze esculturas em tamanho real, que representam o Menino Jesus, os pais José e Maria, pastores que estavam no campo, os animais da propriedade e os três Reis Magos que visitaram a criança logo após o nascimento. 

“O nosso Deus é todo-poderoso e o Deus do impossível, mas se fez um de nós e não nasceu nos palácios, mas em um lugar muito simples. Olhar para um presépio é olhar para dentro de nós mesmos buscando essa humildade que o próprio Deus nos ensina a ter, se fazendo um de nós. Dentro do ambiente universitário, você tem a dimensão de demonstrar sua fé, respeitando as demais fés. E o Presépio se torna esse ponto em que as pessoas vêm refletir aqui e fazer suas preces”,contextualiza o padre Anderson, acrescentando que a bênção do presépio é uma preparação para o Natal, cujo período litúrgico (Advento) é iniciado na última semana de novembro. 

Após a bênção do presépio, em uma rápida cerimônia, o professor Uchôa fez um agradecimento aos presentes, ressaltando a tradição e a importância das comemorações natalinas, como um momento de agradecimento e confraternização. “Esse presépio nos dá a oportunidade de mostrar, a cada aluno, professor e funcionário, o valor de estar aqui agradecendo a Deus pelo sucesso dessa instituição, pelo sucesso deles como estudantes e profissionais. Eu estou agradecido pela participação de todos eles e isso representa muitíssimo para todos nós. É uma oportunidade boa de praticar a religião, mesmo para aqueles que praticam outra religião, mas que estão aqui em nome de Deus, com a intenção de agradecer e de fazer o bem aos outros, seguindo o exemplo do Cristo”, afirmou Uchôa. 

Paz e encantamento

A presença do presépio e o clima de celebração do Natal chamou imediatamente a atenção de quem chegava ou saía do Campus. Alunos e colaboradores paravam para olhar com curiosidade e até tiravam fotos para guardar ou postar nas redes sociais. E muitos deles demonstravam encantamento. “É maravilhoso. Uma oportunidade única que nós temos de receber como um presente para a comunidade universitária. Todos os anos, estamos aqui juntos e reunidos no mesmo propósito, agradecendo a Deus por mais um ano. E as festas natalinas estão chegando. O Natal é o nascimento de Jesus todos os dias em nossas vidas”, disse a auxiliar de laboratório Cássia Maria Andrade Dantas, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). 

Para a estudante Esmeralda de Andrade Souza, do quarto período de Enfermagem, a sensação de ver o presépio pela primeira vez no Campus lhe traz uma sensação tranquilizadora, capaz de dar apoio mesmo em momentos difíceis. “Particularmente para mim, isso é mágico. Eu agora vinha estressada da rua e, quando eu cheguei aqui, ver o presépio já mudou tudo completamente. Eu sinto paz, alegria, a magia do Natal. E ter isso dentro do campus, mesmo com a correria de estudos, de provas, é inovador. Às vezes, a gente vai sair de alguma prova ou apresentação que seja mais cansativa, e passa vendo uma coisa tão linda e aconchegante. Isso é maravilhoso”, elogia Esmeralda. 

As comemorações de Natal na Unit contarão ainda com outras ações até dezembro, incluindo a tradicional Missa de Ação de Graças celebrada na última semana de atividades acadêmicas do ano. A previsão é que o Presépio fique em exposição até o dia 3 de janeiro de 2025. 

Leia mais: 
A origem do Natal segundo a fé cristã 
Unit entrega alimentos arrecadados durante a Trezena de Santo Antônio

Compartilhe: