ESTUDE NA UNIT
MENU

Peruano realiza intercâmbio na Unit e se prepara para vivenciar a realidade da saúde brasileira

A recepção foi organizada pelo núcleo de Relações Internacionais da Unit, garantindo um início acolhedor para sua jornada que vai durar quatro semanas.

às 20h45
Compartilhe:

A troca cultural no ambiente acadêmico é essencial para formar profissionais mais preparados e sensíveis às diversidades globais. Compreender diferentes práticas e realidades amplia horizontes e promove o enriquecimento mútuo entre estudantes e instituições. Nesse contexto, a possibilidade de realizar um intercâmbio é um convite para conhecer e vivenciar essas particularidades de forma direta.

Com essa proposta, a Universidade Tiradentes (Unit) recebe o estudante de Medicina peruano, Fedor Fryderyk Yancaya Ferro, da Universidad Andina del Cusco. A recepção foi organizada pelo núcleo de Relações Internacionais da Unit, garantindo um início acolhedor para sua jornada que vai durar quatro semanas.

“Estamos em contato com o Fedor desde o meio do ano passado, quando ele demonstrou interesse em vir para a Unit. Hoje, ele conheceu o campus, participou da aula inaugural do internato e teve a oportunidade de se integrar à turma do 9º período, preparando-se para as atividades. Dessa forma, vamos assegurar que ele tenha uma excelente experiência aqui na Unit”, conta Júlia Gubert, assessora de Relações Internacionais da Unit.

Para Fryderyk, que visita o Brasil pela primeira vez, a experiência promete ser transformadora. “Escolhi a Universidade Tiradentes porque acredito que é uma universidade muito boa, com infraestrutura excelente e pessoas receptivas. Espero melhorar meu desempenho na área médica e aperfeiçoar minhas habilidades como futuro médico”, destaca o estudante.

Integração e aprendizado na prática

Durante sua estadia, o estudante será acompanhado por uma supervisora e integrado ao grupo de alunos do internato, participando de atividades práticas em hospitais, ambulatórios e enfermarias. Além disso, terá a oportunidade de conhecer o Centro de Simulação Realística da Unit e participar de eventos acadêmicos. Além de se dedicar às especialidades de clínica médica e endocrinologia no Hospital Cirurgia, em parceria com a Universidade Tiradentes.

A coordenadora do internato, Shirley Dósea, destaca a importância desse tipo de intercâmbio para a formação dos alunos. “Essa interação proporciona uma rica troca de culturas, aprendizado e conhecimentos. Temos a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local trazida pelos alunos estrangeiros. Ao mesmo tempo, podemos enviar nossos alunos para outros países. Em Boston, por exemplo, muitos alunos têm vivenciado essa troca. Isso representa uma importante internacionalização e é extremamente valioso para o intercâmbio de conhecimentos e para a compreensão das regionalidades”, enfatiza.

A internacionalização é um processo de mão dupla tanto para Fryderyk, como para a estudante de Medicina da Unit, Lavínia Santos, que será sua buddy e responsável por apoiar o aluno peruano durante sua estadia. Ela compartilha sua visão sobre a importância dessa iniciativa. “Não é só ele que ganha aprendendo com a gente aqui, nós também ganhamos aprendendo sobre outras culturas. Acho que essa é uma iniciativa muito boa e que deve ser cada vez mais valorizada”, destaca Lavínia. 

A estudante se mostrou entusiasmada com a oportunidade de promover a troca cultural. “Quero recebê-lo mostrando um pouco de Aracaju. Quero levá-lo às praias, apresentá-lo a essa parte fora do ambiente acadêmico. Dentro da parte acadêmica, também quero mostrar como funciona o nosso sistema de saúde, orientá-lo sobre como realizamos os atendimentos aqui em Aracaju, especialmente no Hospital de Cirurgia, onde ele vai participar do rodízio de clínica médica. Quero apresentar a ele como funciona nossa área da saúde”, infere a estudante.

Leia também: Portas Abertas dá início às atividades de 2025

Compartilhe: