A Universidade Tiradentes (Unit) vai estreitar a já intensa parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), órgão do Governo de Sergipe dedicado à promoção e articulação de políticas públicas para as mulheres. Na manhã desta quinta-feira, 30, o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e o diretor de Relações Institucionais, Marcos Wandir Nery Lobão, receberam a visita da secretária-executiva da SPM, Isabela Mazza, e da gerente de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino do órgão, Priscila Cruz.
Durante a audiência, as representantes apresentaram uma série de projetos desenvolvidos pela SPM e por outras repartições estaduais, que vão desde a ministração de cursos de qualificação profissional para mulheres até a realização de campanhas educativas de combate ao assédio, ao machismo e a violência de gênero. Um deles é o ‘Selo Empresa Amiga da Mulher’, uma certificação criada através da Lei Estadual 9.343/2023, que busca incentivar as empresas a promoverem ações e políticas de valorização e defesa dos direitos das mulheres. As inscrições para adesão das empresas ao Selo vão até 10 de fevereiro.
A ideia do programa, conforme Isabela, é conscientizar as empresas sergipanas sobre a igualdade de gênero. “Queremos apoiar todas as empresas para que elas tenham essa consciência. As mulheres não querem ser mais nem menos. A gente quer ser igual, quer ter os mesmos direitos e que a gente seja respeitada dentro do ambiente de trabalho”, diz ela, ao convidar a Unit para ser parceira do Selo. “A gente veio apresentar o selo para que a Unit seja mais uma vez nossa parceira e a gente consiga implementá-lo para cuidar das tantas mulheres que trabalham aqui”, acrescenta.
A secretária-executiva também discutiu ideias de iniciativas com o professor Uchôa, que também fez sugestões e colocou toda a Unit à disposição da SPM, através dos seus cursos de graduação e pós-graduação, projetos de extensão universitária e de seus núcleos e departamentos internos.
“Muitas coisas já estão sendo feitas junto com a secretaria. Tem os nossos alunos trabalhando com as práticas de extensão, as experiências extensionistas, os Pipex e cursos como Psicologia e Enfermagem já estão trabalhando em parceria. São muitos projetos iniciados a cada semestre, sendo alguns novos e outros dando continuidade. Mas a gente percebeu que nós estamos plenamente integrados aos programas e às iniciativas da Secretaria de Políticas para as Mulheres”, afirma Wandir.
Em uma destas parcerias, realizadas no final do ano passado, 40 mulheres foram treinadas e capacitadas em um projeto de empreendedorismo da SPM que foi realizado no Campus Farolândia. “A ideia agora é trazer para cá o Selo Empresa Amiga da Mulher, ampliar esses projetos e estreitar ainda mais essa parceria, porque elas estão muito satisfeitas com os resultados alcançados”, comemora o diretor.
Isabela também destacou a importância da Unit como parceira de primeira hora das iniciativas da SPM. “A Unit está sempre de portas abertas. A gente já tem outros projetos, está sempre com acordos de cooperação técnica, e isso representa muita coisa. Ela é a universidade mais importante do estado e uma das mais importantes do país. Ter um universo com a quantidade de colaboradores que a Unit tem, com essa parceria, é muito importante, porque a gente vai atingir o público das colaboradoras que trabalham na universidade junto com a gente”, observa a secretária-executiva.
Leia mais:
Unit firma termo de cooperação com TJSE
Alese debate grupos reflexivos como solução para combater a violência contra a mulher
Desigualdade de gênero no mercado de trabalho: desafios e soluções