ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiências na Unit levam egresso de Odontologia à especialização na UFBA

Denilson Gomes ficou em 5º lugar na seleção para o curso de Ortodontia e atribui o resultado à sua intensa atuação em projetos de extensão e de iniciação científica

às 18h07
Compartilhe:

Um egresso do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit) é o mais novo aluno do curso de especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, ministrado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA), em Salvador (BA). Denilson dos Santos Gomes, formado no período 2024-1, foi aprovado em 5º lugar no processo seletivo para o curso, que está no nível de pós-graduação lato sensu

“Foi um momento ímpar na minha carreira. Me preparei durante três meses para o processo seletivo, e viver a aprovação naquele dia foi muito especial”, lembra Denilson, que atribui essa conquista à experiência que adquiriu ao longo do tempo de graduação na Unit. “Eu desejava vivenciar uma graduação de maneira imersa, poder viver atividades extracurriculares que somassem para a construção do meu Eu profissional e pessoal, e encontrei isso na Unit. Isso foi decisivo para a melhoria do meu currículo, que consequentemente ajudou na aprovação da especialização”, disse ele. 

Ao longo dos cinco anos da graduação, Denilson participou de três projetos de iniciação científica e vários projetos de extensão. Um deles foi a “Operação Mangabeiras”, do Projeto Rondon, que foi realizada em fevereiro de 2024 e na qual uma equipe dos cursos de Saúde da Unit atuou em Divina Pastora, interior de Sergipe. Antes, o aluno foi integrante do Projeto Mentoria, do Grupo Tiradentes de Biossegurança (GT Bio) e das ligas acadêmicas de Ortodontia, de Anatomofisiologia da Cabeça e do Pescoço (LAACP), de Harmonização Orofacial Sergipana (Lahor) e Inova Odonto (mais voltada ao empreendedorismo na odontologia). 

Já entre os projetos de iniciação científica, destaca-se uma pesquisa realizada em 2022 e orientada pela professora Daniela Droppa-Almeida, que estudou o desenho de vacinas terapêuticas para que podem ser usadas no tratamento contra o câncer de cabeça e pescoço. “Foi e é até hoje algo que levo com muito orgulho. Os laços, os aprendizados e as pontes de conhecimento que fiz na Universidade, foram de extremo valor para mim”, destaca.

Atualmente, Denilson trabalha como clínico geral em uma clínica odontológica particular de Aracaju, realizando todos os atendimentos clínicos atribuídos a um cirurgião-dentista. Já com a especialização na UFBA, que terá duração de dois anos, ele pretende se habilitar para atuar em casos de tratamentos ortodônticos e ortopédicos faciais. Uma área que conquistou a preferência do então estudante. 

“A Ortodontia foi a área que me escolheu desde a graduação. Ainda na universidade, participei de ligas acadêmicas de Ortodontia, como também, fui monitor da matéria por um ano. Essas experiências na Universidade foram de extrema importância para a decisão de qual área seguir”, afirma ele, que quer seguir atuando na área clínica, mas não descarta fazer um mestrado acadêmico no futuro. “Pretendo continuar atendendo os meus pacientes e vivenciar a minha especialização da maneira mais imersiva possível”, espera.  

Leia mais: 
A experiência que ensina uma prática mais humana da Odontologia
Projeto Rondon: ações da Operação Mangabeiras são encerradas com sucesso 

Compartilhe: