Responsável por levar educação, cultura e sergipanidade para a casa dos sergipanos, a Aperipê TV acaba de completar 40 anos de existência. Em homenagem à essa história, uma solenidade foi realizada no Memorial de Sergipe Jouberto Uchôa, na Orla da Atalaia, em Aracaju, na noite desta quinta-feira, 20. O reitor da Universidade Tiradentes (Unit) foi um dos homenageados na ocasião.
Para o fundador da Unit e grande parceiro da Fundação Aperipê de longas datas, o momento é de celebração. “São 40 anos de Aperipê TV, uma emissora fundamental para a comunicação do nosso estado. A Universidade Tiradentes tem um imenso orgulho de ver o sucesso da Aperipê, de todos os seus dirigentes, e agradece àqueles que apoiam e que continuam apoiando essa instituição tão importante para os sergipanos”, comenta o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, destaca que o papel da Aperipê é voltado para a comunicação pública e cidadania:“A Aperipê não é a TV do governo, é a TV do povo, é a TV do sergipano. Ela não está ali para fazer propaganda do governo, ela está ali para comunicar com o povo sergipano, com a verdade, com a transparência, com a independência que o povo sergipano merece”.
A Fundação Sergipana de Comunicação (Funsecom) é responsável pelo aprimoramento da comunicação pública no estado. A entidade busca a promoção, organização, execução e administração, abrangendo operacionalização de programas e projetos de desenvolvimento e expansão das ações e atividades de comunicação, por meio do sistema de Rádio, Televisão e Internet.
O diretor-presidente da Funsecom, Carlos Batalha, destacou que, ao longo dos últimos anos, esses e outros investimentos da gestão estadual na Aperipê TV têm permitido a ampliação desse trabalho. “A Aperipê TV, durante todo esse período, não só para a cultura, como para o jornalismo, para o esporte, trouxe contributos extraordinários. E, na atual fase, no atual Governo do Estado, com o governador Fábio Mitidieri, com os incentivos que estão sendo proporcionados, ela poderá apresentar muito mais para quem está em casa vendo aquilo que acontece no seu estado”, coloca.
Ao final do evento, foi exibido um documentário que narra a história da Aperipê TV, relembrando os desafios, conquistas e a trajetória dos ex-presidentes, funcionários e apresentadores que ajudaram e ainda ajudam a escrever a história da emissora.
Homenagens
O evento contou com a entrega de medalhas aos 12 ex-presidentes que dirigiram a emissora ao longo desses 40 anos — Raimundo Luiz, primeiro presidente fundador, Carlos Batalha, ex-presidente e atual, Angélica Rollemberg, Marlene Calumby, Jeferson Andrade, Luciano Correia, Messias Carvalho, Givaldo Ricardo, Chiquinho Ferreira, Conceição Vieira, Theotônio Neto, Indira Amaral e César Gama — e homenagens a outras personalidades que contribuíram para a história da instituição.
O ex-governador João Alves Filho (in memorian), governador fundador da Aperipê TV; o radialista Carlos Magalhães, jornalista mais antigo do Sistema Aperipê; Reinaldo Moura (in memorian), primeiro telenoticiarista da Aperipê; Clemilda (in memorian), primeira cantora e apresentadora da emissora; Adriano Barroso (in memorian), primeiro técnico operacional; o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento; e o governador Fábio Mitidieri.
Ainda durante a solenidade, o diretor de rede da TV Cultura, Fábio Borba Chateaubriand, recebeu o título de Cidadania Sergipana, entregue pela deputada estadual Maísa Mitidieri, autora da propositura. Ele foi representado pelo assessor da Diretoria de Redes e Novos Negócios da emissora em São Paulo, Pedro Paulo Fernandes.
Aperipê TV
A Aperipê TV, emissora de caráter público e vinculada ao governo estadual, foi fundada no dia 31 de janeiro de 1985, pelo governador João Alves Filho, com a missão de oferecer conteúdos jornalísticos, culturais e educativos à população sergipana. Atualmente opera no canal 6.1 e é afiliada à TV Cultura. A Aperipê TV também está no YouTube, por meio do canal aperipetv, e no Instagram.
Com informações da Secom do Estado
Fotos: Reinaldo Moura e Igor Matias
Leia mais: Unit realiza segundo módulo da capacitação em Petróleo e Gás