ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de Educação Física aprimora sua atuação em residência na Fiocruz

Andressa Medeiros cursou uma residência em Saúde da Família na instituição, em Brasília, e atuou principalmente na integração da Educação Física nas equipes e atividades da Atenção Básica de saúde

às 21h25
Compartilhe:

“Nunca pensei em desistir, porque pelo SUS buscarei sempre lutar / sou Profissional de Educação Física e meu espaço irei conquistar”. Esse é o trecho de um poema escrito pela professora Andressa Medeiros Santos, egressa do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) e docente convidada do curso. Os versos foram inspirados em sua experiência como aluna da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo, promovida pela Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília. 

Entre 2021 e 2023, ela fez este curso de formação em serviço, atuando diretamente em várias atividades relacionadas à atenção básica de saúde para a população rural, com integração e envolvimento de profissionais de diferentes áreas, em conjunto com equipes de Saúde da Família ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Estas atividades foram realizadas em locais como o Núcleo Rural Rajadinha, comunidade agrícola com mais de 2 mil habitantes e situada em Planaltina (DF), a 40 quilômetros do Plano Piloto de Brasília. 

O curso é focado no estudo e no desenvolvimento de políticas públicas de saúde e de equidade que melhorem as condições de existência da população do campo, compreendendo os fatores de risco e agravos à saúde. “Essa residência visa fortalecer a presença da Educação Física na Saúde, garantindo que as práticas de exercícios físicos e atividades físicas componham a articulação de ações, políticas e programas de saúde de forma interdisciplinar”, explica Andressa, sobre a sua participação. Ela foi destacada numa publicação do portal da Fiocruz Brasília, que contou um pouco de sua história e divulgou o poema, intitulado “Residente Resiliente”.  

A vivência e os conhecimentos que adquiriu na Fiocruz e na Rajadinha foram um complemento importante para a formação profissional de Andressa, que ingressou na Unit em 2012 e fez tanto o bacharelado quanto a licenciatura em Educação Física. Durante o curso, ela foi monitora da disciplina Fisiologia do Esforço, entre os semestres letivos 2016-2 e 2017-1. Ela conta que a monitoria lhe faz colher frutos até hoje, bem como as outras atividades acadêmicas e extracurriculares que desempenhou em sua época de estudante na Unit. 

“Sempre busquei fazer parte de algum projeto, para agregar e entender melhor cada linha de estudo que envolvia a educação física. Um dos projetos que mais participei, foi o envolvimento como coordenadora de monitores no período de congresso de Educação Física. Sem esquecer o projeto de Monitora de Fisiologia do Esforço, na qual colho frutos até os dias atuais, tendo a oportunidade em compartilhar e trocar ideias e debates sobre a saúde da população”, diz a egressa, acrescentando que os projetos também lhe ensinaram sobre a importância de trabalhar em equipe e de realizar tarefas que atendam à necessidade do público-alvo em que cada projeto idealizado.

Paixão pelo esporte

Atualmente, e desde que retornou de Brasília, Andressa trabalha como professora e instrutora de Educação Física na cidade de Japoatã (SE), próximo a Propriá, realizando atendimentos domiciliares, ginástica aeróbica e ginástica laboral, principalmente com mulheres, idosos e trabalhadores rurais da cidade. Foi um retorno à cidade onde nasceu e onde começou a atuar profissionalmente em 2018, na Clínica de Saúde da Família Dourival Dias Guimarães, onde fez parte do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

Andressa pretende seguir adiante com a profissão no serviço público e na carreira acadêmica, já que um de seus projetos futuros é ingressar em um mestrado. Além de aprender, compartilhar e divulgar novas oportunidades de atuação dentro da Educação Física, área que escolheu por causa da sua paixão pelo futebol. “Como não tinha possibilidade de realizar o sonho de ser jogadora, busquei na Unit o sonho de ser profissional de Educação Física e levar mudança para meu município. O que me motivou a isso foi o amor pelo esporte e a oportunidade de levar conhecimento e mudança para a minha comunidade”, fala a egressa sobre sua identificação com a carreira profissional. 

Uma carreira que, segundo ela, lhe permitiu chegar a locais onde jamais imaginou, conhecer pessoas em diversas etnias e levar a atuação e um olhar diferente para a Educação Física e sua importância. E nesta carreira, Andressa teve uma grande contribuição da Unit, através da formação acadêmica de qualidade. “Até os dias atuais, a Unit vem contribuindo em minha evolução como Profissional, desde os meus primeiros passos dentro da profissão: como estudante, monitora, pesquisadora. E hoje como professora convidada, para levar à importância e o quanto a atuação do profissional de Educação Física nos dias atuais vem ganhando espaço, seja dentro da área da saúde, do  esporte, no social e de outras”, concluiu. 

Leia mais:
Projeto do Probex capacita professores do Município sobre violência doméstica
Servidores estaduais iniciam pós-graduação em Gestão de Pessoas e Bem-Estar Organizacional na Unit

Compartilhe: