ESTUDE NA UNIT
MENU

Campanha reforça a importância dos cuidados com os pés diabéticos em Estância (SE)

Ação educativa promovida pela Universidade Tiradentes em parceria com a Prefeitura sensibiliza a comunidade para a prevenção de complicações graves

às 19h20
Compartilhe:

O diabetes é uma condição crônica que afeta milhões de brasileiros e traz consigo uma série de complicações se não for devidamente controlado. Uma das mais sérias é o chamado “pé diabético”, um problema que surge a partir da má circulação sanguínea e da perda de sensibilidade nos pés, aumentando o risco de feridas, infecções e até amputações. A falta de cuidados simples no dia a dia pode evoluir para quadros graves, impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Atenta à necessidade de reforçar a prevenção e a orientação sobre o tema, a Universidade Tiradentes (Unit), do campus Estância (SE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Estância, promoveu no dia 23 de abril, a campanha “Lava Pés”. Realizada na Praça Orlando Gomes, a ação atendeu 48 pessoas, oferecendo avaliação, teste de sensibilidade e orientações práticas sobre cuidados com os pés para portadores de diabetes.

O coordenador do curso de Medicina da Unit Estância, professor Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior, explicou que a campanha foi inspirada em postagens do Ministério da Saúde e em ações já desenvolvidas em outras escolas médicas do país. “Trazer essa campanha para Estância reforça nossa missão de promover a saúde preventiva e evidencia a importância das ações integradas entre universidade e poder público”, destacou.

Unindo teoria e prática 

A campanha contou com a participação de alunos do internato de Medicina de Família e Comunidade, médicos residentes da mesma especialidade e das professoras endocrinologistas Nathalia Monteiro e Natália Sampaio. A atividade foi uma oportunidade de levar informação e atendimento direto à população, além de fortalecer o aprendizado prático dos estudantes e residentes.

Segundo a professora Natália Sampaio, ações educativas como a campanha “Lava Pés” têm impacto direto na redução de complicações associadas ao diabetes. “Esta campanha é uma grande oportunidade para educar a população sobre os riscos e complicações associados ao diabetes, especialmente em relação aos pés. O cuidado preventivo é essencial para reduzir casos de complicações sérias, como úlceras e amputações”, ressalta Natália.

Para Murilo Ferreira Neto, aluno do internato de Medicina, a experiência foi enriquecedora: “Foi extremamente gratificante poder realizar o teste de sensibilidade nos pacientes e fornecer orientações essenciais sobre cuidados com os pés diabéticos. A experiência ampliou meu aprendizado prático e reforçou a relevância do cuidado preventivo no contexto do diabetes”, relatou.

O médico residente Henrique Gois também destacou a relevância da iniciativa para sua formação. “Eventos como esse são fundamentais para o nosso crescimento profissional, pois nos permitem uma interação direta com a comunidade e a aplicação prática dos conceitos aprendidos durante a residência médica”, destaca Henrique.

Com grande adesão da comunidade, a ação demonstrou a força de iniciativas educativas e integrativas na promoção da saúde pública. Mais do que oferecer orientações momentâneas, a campanha “Lava Pés” busca plantar sementes de conscientização, incentivando os pacientes a adotarem práticas diárias de cuidado que podem salvar vidas.

Leia também: Unit qualifica profissionais de saúde da região de Estância (SE) com cursos de BLS e ACLS

Compartilhe: