ESTUDE NA UNIT
MENU

Prevenção ao câncer de colo do útero


às 18h10
Marca do consultório
Marca do consultório
Compartilhe:

O curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes oferece Exame de Papanicolau gratuito para as alunas, professoras e colaboradoras da instituição. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 25 a 64 anos façam o teste frequentemente. O procedimento permite diagnosticar precocemente a presença do vírus HPV e, assim, evitar o câncer do colo do útero.

O exame de Papanicolau pode ser realizado na Unit, no Bloco E, sala 24, de terça a quinta-feira, das 8h às 10h30, e de segunda a quinta, das 13h30 às 16 horas. A atividade está vinculada à disciplina Saúde Sexual e Reprodutiva, do quinto período do curso de Enfermagem, e acontece durante todo o período letivo.

Para realizar o exame, a paciente só precisa apresentar o cartão SUS e o RG. Não pode estar menstruada nem ter tido relação sexual nas últimas 24 horas ou ter utilizado creme vaginal nas últimas 72h antes do teste. O agendamento deve ser feito pelo telefone 8815-5671 (Vivo).

O exame

Simples e geralmente indolor, o Papanicolau pode detectar vários tipos de lesões. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual. O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual.

Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: