ESTUDE NA UNIT
MENU
Menu Principal

Gerência de Relações Internacionais promove acolhimento a intercambistas 

Seis estudantes iniciam mobilidade acadêmica na Unit com integração cultural, apoio institucional e atividades de pesquisa

às 19h54
Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 27, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou um encontro de boas-vindas para os estudantes internacionais que cursarão o semestre 2026.1 na instituição. A programação, promovida pela Gerência de Relações Internacionais, teve como objetivo integrar os alunos à comunidade acadêmica e apresentar a estrutura que dará suporte à vivência universitária no Brasil. Ao todo, seis estudantes vindos do Peru, da Colômbia e da Espanha participarão da mobilidade neste semestre.

Além de cursarem disciplinas regulares, os intercambistas desenvolverão atividades práticas no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ampliando a experiência acadêmica com foco em pesquisa e aplicação do conhecimento. Parte do grupo permanecerá por um ano na instituição, enquanto outros estudantes terão mobilidade de seis meses. 

De acordo com o assessor de Relações Internacionais da Unit, João Pedro Araújo, o momento de acolhimento é para consolidar o vínculo entre os alunos e a universidade desde o início do semestre, fortalecendo a sensação de pertencimento e apoio institucional. “Esse é um momento importante de acolhimento, para que eles se sintam realmente recebidos e percebam a universidade não apenas como um espaço acadêmico, mas também como um ponto de apoio durante todo o período em que estarão no Brasil”, afirmou.

Após a apresentação institucional e o alinhamento com os buddys, os estudantes foram conduzidos ao Memorial de Sergipe, onde tiveram contato com aspectos históricos e culturais do estado, ampliando a compreensão sobre o contexto social que irá compor a experiência acadêmica.

Integração e suporte

O estudante de Direito Bernardo Luz integra o Programa Buddy e acompanha o grupo desde a chegada ao Brasil. Ele detalhou que o suporte vai além da recepção institucional e envolve orientação em etapas burocráticas e na ambientação à cidade. “Eu já tive contato com eles desde janeiro, quando chegaram. Auxiliei na emissão do CPF, acompanhei na abertura de conta bancária e os levei para conhecer alguns pontos da cidade, como o shopping e o centro, incluindo o mercado municipal. Eles já experimentaram comidas típicas, como o caju, e conheceram um pouco da nossa cultura”, relatou.

Para Bernardo, a convivência diária também amplia a formação dos estudantes brasileiros ao proporcionar contato direto com outras realidades. “Esse programa é muito importante porque aproxima não apenas as universidades, mas também diferentes culturas e realidades. É uma verdadeira relação internacional, que nos permite ter contato com pessoas de fora dentro da nossa própria rotina”, destacou.

Vivência internacional

Entre os intercambistas está o estudante peruano André Peña Esquia, do curso de Farmácia, que permanecerá por um ano na Unit. Ele explicou que a escolha pela instituição foi motivada pela possibilidade de ampliar a experiência acadêmica, especialmente na área de pesquisa.

Ao contextualizar sua decisão, André observou diferenças estruturais entre as universidades e apontou a busca por novos referenciais de formação como fator determinante para a mobilidade. “Eu escolhi a Unit porque me pareceu uma oportunidade muito interessante, principalmente na área de pesquisa e nos cursos que fazem parte da minha formação. A estrutura da minha universidade no Peru é diferente, então vi aqui a chance de ter uma nova experiência acadêmica”, afirmou.

Ele também comparou aspectos relacionados aos laboratórios e ao sistema de saúde, destacando percepções construídas a partir do contato inicial com a realidade brasileira. “A universidade me pareceu bastante semelhante à minha em alguns aspectos, especialmente em relação aos laboratórios, mas aqui tudo é mais organizado e muito bonito. Em relação ao sistema de saúde, percebo que aqui é um pouco mais organizado do que no Peru”, acrescentou.

Da Colômbia, a estudante de Arquitetura Faviana Naranjo ficará seis meses na instituição e ressaltou que a afinidade com a abordagem do urbanismo desenvolvida na Unit foi decisiva para a escolha. Segundo ela, a proposta acadêmica dialoga diretamente com a formação que já desenvolve em seu país de origem.

“O que mais me atraiu foi a forma como a universidade trabalha o crescimento das cidades e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Eles entendem que o urbanismo não se resume apenas às construções, mas envolve a forma como as pessoas convivem, utilizam os espaços públicos e como as cidades e ruas são organizadas”, afirmou.

Em sua primeira experiência no Brasil, Faviana destacou a receptividade e o aprendizado cultural proporcionado pelo intercâmbio. “As pessoas são muito amáveis e acolhedoras. O idioma é parecido com o espanhol, mas no início tive um pouco de dificuldade. Mesmo assim, tem sido um período de muito aprendizado e crescimento”, concluiu.

Leia também: Projeto sergipano é selecionado para a 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira

Compartilhe: