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O que os recrutadores mais prestam atenção ao analisar um currículo?

Citar resultados é estratégia para que recrutadores prestem maior atenção ao currículo, diz especialista

às 19h33
Qualificações essenciais ao cargo, experiências profissionais e os resultados oriundos delas são informações que mais podem chamar atenção em um currículo (Unsplash)
Qualificações essenciais ao cargo, experiências profissionais e os resultados oriundos delas são informações que mais podem chamar atenção em um currículo (Unsplash)
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Em meio a tantos currículos, o que fazer para despertar o interesse de recrutadores? O que eles mais prestam a atenção ao analisar o currículo de um candidato?

De acordo com um levantamento realizado pelo site especializado em avaliações de empresas Love Mondays, os recrutadores geralmente se atentam às informações principais para, então, decidir se o currículo merece ou não ser analisado, e é nesse momento que o candidato precisa “fisgar” o seu futuro empregador. Por isso, a forma como se desenvolve um currículo deve ser a mais atraente possível, destacando pontos fortes e experiências, além de resultados.

“Os recrutadores geralmente querem analisar o perfil do candidato, a trajetória profissional, carreira, enfim, a jornada profissional daquela pessoa. Além disso, eles buscam resultados, ou seja, o que essa pessoa trouxe para determinadas experiências dela, o que ela aprendeu, o que ela plantou, o que resultou a atividade dela. Por isso é que descrever as atividades desempenhadas é de extrema importância”, orienta a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.

Currículo

Ao bater os olhos no seu currículo, o recrutador já busca alguns termos específicos da vaga que ele precisa preencher. Se, por exemplo, você trabalha com tecnologia, termos como HTML, CSS, entre outros, devem estar inseridos.

“Muita gente se pergunta qual a melhor forma de fazer essa descrição, e eu costumo orientar que se faça uma descrição voltada a resultados. Por exemplo, uma pessoa que tenha um currículo, uma experiência voltada a área de vendas, ela deve exemplificar o quanto de retorno ela trouxe para essa empresa, qual a carteira de clientes dela, como era o atendimento realizado, o quanto ela costumava vender, ou seja, informações relevantes que devem estar no currículo e que motivam o recrutador a querer entrevistar essa pessoa. Infelizmente, pouca gente sabe colocar no currículo resultados”, observa Janaína.

Asscom | Grupo Tiradentes

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