ESTUDE NA UNIT
MENU

2ª Jornada de Educação Física é realizada na Unit

O evento, que aconteceu nos dias 23 e 24, contou com palestras e minicursos que abordaram práticas esportivas, gestão e saúde

às 19h54
Compartilhe:

Muito além do que formar professores a nível escolar, a educação física forma bacharéis habilitados a prescrição de inúmeros tipos de treinamentos baseados em estudo científico, com conhecimentos profundos do funcionamento do corpo humano e como cada tipo de exercício atua fisiologicamente, além de capacitá-los para administração de entidades públicas e privadas.  

Durante a graduação, o futuro profissional mergulha nas mais variadas possibilidades de aprendizado, que servirão de base para colocar em prática quando concluírem a sua formação. Entendendo a importância e a necessidade de fazer com que o aluno esteja cada vez mais integrado à atualidade e ao mercado de trabalho, foi realizada na Universidade Tiradentes (Unit) a 2ª jornada de Educação Física.

O evento, que aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Unit no Campus Farolândia, foi contemplado com palestras que também foram transmitidas por meio do canal do youtube da Unit para os polos de Educação a Distância (EAD) de Itabaiana (SE), Propriá (SE), de Estância (SE) e Petrolina (PE), onde possuem o curso de Educação Física. Além das palestras também foram ofertados minicursos para os alunos aprenderem a ampliar as práticas esportivas na escola e na sociedade, a empreender na área, aplicar estratégias de vendas e muitos outros.

“São temas que nós já estávamos pensando há algum tempo porque ele traz o que há de mais novo no mercado, ou seja, na perspectiva profissional do aluno ele precisa saber mais de saúde, esporte e gestão. Então essa jornada proporciona ao aluno mais aprendizado, conhecimentos com profissionais renomados da área e uma visão mais ampla do futuro e da carreira”, elencou o coordenador operacional do curso de Educação Física, Antenor de Oliveira da Silva Neto.

O tema do primeiro dia de palestra foi sobre a carreira do profissional de Educação Física, momento em que o professor e especialista fitness, Edclei Lima, trouxe um pouco de sua experiência e deu dicas para os alunos de como dar os primeiros passos antes mesmo de concluir a graduação.

“O intuito do evento é ajudar na formação da nova geração e fazer com que eles entendam que o futuro é mais próximo do que eles imaginam, então a ideia é debater nossas experiências para que eles possam ter foco e se frustrarem cada vez menos, através de orientações de pessoas que já passaram por determinadas situações para que eles se preparem e comecem a definir a sua carreira mesmo antes de terminar a graduação”, conta o professor e também palestrante.

Edclei também menciona a importância de não deixar para decidir o futuro em cima da hora. “Muitos estudantes acreditam que a faculdade é apenas uma fase, mas é importante deixar claro que ela é uma base, portanto eles precisam aproveitar cada oportunidade que a instituição oferece, participar de minicursos, projetos de extensão para que tudo isso seja acrescentado em seu currículo a fim de adquirir experiência”, destacou.

A 2ª Jornada de Educação Física foi aberta ao público e alunos de outras instituições também puderam participar. Como é o caso da estudante, Mirela Rodrigues, que ficou sabendo do evento por meio das redes sociais e decidiu se inscrever. “Resolvi participar porque achei que seria de grande relevância para minha formação, principalmente pelo tema do empreendedorismo que foi o que me chamou mais atenção”, conta.

Programação do evento

Quarta-feira 23/11 – Palestras de Abertura:

18:45 – Carreira do Profissional de Educação Física
Prof. Esp. Edclei Lima

20:35 – Empreendedorismo e Inovação na Educação Física
Prof. Dr. Ricardo Macedo

Práticas Exitosas 15h – 18h – Acadêmicos do Curso de Educação Física – Unit

Quinta-feira 24/11 Minicursos 08h às 12h

Minicurso 1: Ampliando as práticas esportivas na escola e na sociedade
Prof. Esp. Osvaldo Mendonça

Minicurso 2: Estratégias de vendas para personal trainer
Empreendedora e mentora de vendas: Janmila Alves Rodrigues

Minicurso 3: Exercício Físico e Doenças Cardiovasculares
Prof. Me. André Luiz Silva Santos

Minicurso 4: Avaliação da corrida e exercícios corretivos
Prof. Esp. Luan Daniel de Souza Francisco

Minicurso 5: Parabadminton
Profa. Me. Andressa Alves

Minicurso 6: Os primeiros passos para empreender na Educação Física
Prof. Dr. Ricardo Macedo

Minicurso 7: Métodos avaliativos no alto rendimento esportivo
Prof. Me. Joilson Alves de Souza Leite Júnior

Leia também: 10 motivos para fazer um curso EAD em Fotografia

Compartilhe: