ESTUDE NA UNIT
MENU

5 motivos para escolher a graduação em Educação Física

O educador físico é o profissional responsável por planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas e recreativas em diversos tipos de ambientes

às 18h49
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Mais e mais pessoas têm se preocupado a cada dia que passa com o estilo de vida, em que muitas vezes, devido a correria do dia a dia, acaba se tornando extremamente estressante e trazendo inúmeros malefícios para a saúde. A prática regular de exercícios e o aumento da qualidade de vida se tornaram objetivos buscados por milhares de pessoas.

Por conta disso, a procura por educadores físicos que atuam como instrutores de atividades físicas, professores de ginástica e outras modalidades, bem como personal trainers e supervisores de corridas, tem crescido bastante, aumentando também as oportunidades para os profissionais formados nessa área.

“O profissional de Educação Física se configura como um grande motivador da Saúde. Nos dias atuais, inúmeras doenças têm sido associadas com a inatividade física. A importância do profissional se refere a minimizar problemas e complicações relacionados com o processo saúde-doença, promovendo uma melhor qualidade de vida e estilo de vida mais saudável para a sociedade”, conta o professor de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), Hugo Melo.

O educador também ressalta que o mercado de trabalho na área é diversificado e o seu papel é fundamental na manutenção da saúde das pessoas. “As áreas de atuação do profissional de Educação Física são bastante amplas. Destaco a importância da Educação Física como fator de prevenção, manutenção e reabilitação de doenças crônicas. Principalmente, no que se refere à melhora da qualidade de vida e estilo de vida”, enfatizou Hugo.

Além de ser uma profissão com alta demanda no mercado, são inúmeras as vantagens em ingressar numa graduação de Educação Física. O professor Hugo Melo destaca 5 motivos para se tornar um profissional da área, confira:

  • Devido a todo avanço da ciência, a área da Educação física se comporta como uma das principais áreas relacionadas com prevenção de doenças crônicas, o que a torna como uma grande área em ascensão. 
  • O leque de atuação da Educação Física é muito grande, cabendo ao aluno, escolher diversos campos de atuação. 
  • Com um desenho estrutural composto de aulas práticas e teóricas, o aluno tende a ter uma formação mais generalista, o que pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho.
  • A área esportiva vem se desenvolvendo sempre buscando melhores resultados, nesse sentido, outras subáreas dentro da Educação Física estão sendo criadas nesse ramo. 
  • Ser profissional de Educação Física é sinônimo de provedor de Saúde. E com as mudanças no estilo de vida da população, o termo Saúde aparece com muito mais destaque. 

Graduação em Educação Física EAD

A Unit oferece a graduação de Educação Física bacharelado na modalidade presencial e licenciatura em que o aluno pode estudar por meio da Educação a Distância (EAD). A instituição possui uma infraestrutura de alta tecnologia para os alunos do curso com laboratórios que permitem o exercício e a prática de toda a teoria vista em sala de aula.

“O curso EAD em Educação Física da Unit é um curso completo com aulas teóricas, aulas práticas, e aulas online. Onde o aluno consegue experimentar todas as áreas de atuação profissional, e, principalmente, vivenciar a situação real da profissão. O procedimento metodológico do curso é baseado em metodologia ativa, onde objetiva trazer o aluno como o protagonista do seu aprendizado. Aprendizado esse, que passará por disciplinas com o caráter voltado para o esporte, saúde e lazer. Trazendo uma abordagem completa da Ciência da Educação Física”, afirma o professor.

Para quem tem interesse em ingressar na área e ainda restam dúvidas, Hugo pontua algumas dicas a mais. “As principais dicas são relacionadas com a capacidade de absorver todo o aprendizado que é gerado. Por ser uma área com um campo de atuação vasto, se faz necessário dedicação, disciplina e principalmente curiosidade científica. Para que assim, o estudante consiga progredir no conhecimento e consequentemente ter o seu diferencial no mercado de trabalho”, finaliza.

Leia também: Gestão Ambiental e a sua relevância para a empresa e o mundo

Compartilhe: