ESTUDE NA UNIT
MENU

Gestão Ambiental e a sua relevância para a empresa e o mundo

A gestão ambiental é fundamental para toda organização, independentemente de seu ramo de atuação; conheça o que faz o profissional da área e como funciona a graduação

às 18h41
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Conferência de Estocolmo em 1972, foi o primeiro grande evento mundial onde foram discutidas questões ambientais representando um marco na história de preservação ao meio ambiente. Desde então, o desenvolvimento sustentável tem ganhado cada vez mais espaço em empresas e indústrias.

Essa preocupação ambiental refletiu diretamente no aumento de vagas de emprego relacionadas ao gerenciamento ambiental dentro de organizações privadas, segundo o professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas Monteiro. 

“Basicamente, o engenheiro ambiental pode trabalhar como funcionário na área de tecnologia relacionada ao meio ambiente, em empresas, também existem boas oportunidades nas áreas de recursos hídricos e geotecnia ambiental. Ainda existe a possibilidade de empreender, montar a própria empresa, e ser consultor para empresas nessa área”, explica.

Ou seja, a principal missão do engenheiro ambiental consiste na preservação do meio ambiente. “A atuação profissional está voltada para análise dos mais diversos tipos de situações na área, e oferta de soluções através da elaboração, implantação e monitoramento de projetos que visam reduzir o impacto ambiental das ações humanas, buscando recuperar as áreas que são exploradas de forma incorreta no que se refere aos recursos ambientais”, destacou o professor.

A importância da Gestão Ambiental

No âmbito empresarial, segundo o professor tutor, a gestão ambiental busca encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, apresentando alternativas que garantam um futuro sustentável para a empresa. Além disso, a sustentabilidade empresarial acaba sendo extensiva para os funcionários, familiares de funcionários, população em geral e ecossistema como um todo.

“Considerando que todos os recursos naturais são finitos, e na maioria das vezes nós humanos tratamos como se fossem infinitos, a Gestão Ambiental tem fundamental papel na perpetuação da espécie, proporcionando as melhores práticas sustentáveis, no sentido de evitar áreas contaminadas, gerenciar os resíduos líquidos e sólidos de forma correta, estabelecer parâmetros seguros de emissão de poluentes (gases e poluição sonora), estimular coleta seletiva e reaproveitamento de materiais. Particularmente, considero esse assunto como um dos mais importantes da atualidade”, ressalta Douglas.

Graduação em Gestão Ambiental EAD

A Unit oferece o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD), que prepara o aluno para o mercado de trabalho da melhor forma. A graduação propõe atividades para a formação prática do profissional. Com materiais didáticos customizados, aulas interativas com um corpo docente atuante no mercado, além disso, o aluno poderá verificar e compreender o que os ambientes corporativos necessitam.

“O curso é tecnológico, tem duração de 2 anos. O aluno é inserido no seguinte contexto. Terá iniciação na elaboração de projetos ambientais, conhecerá a legislação ambiental brasileira e aspectos relacionados ao licenciamento ambiental, conhecerá aspectos relacionados à química e qualidade ambiental, indicadores de desempenho, gestão de resíduos, energias renováveis, sistemas tecnológicos ambientais, impactos ambientais e auditorias/perícias/certificações ambientais”, explica o professor tutor sobre o curso.

Leia também: Mais de 2 milhões de alunos estudam por meio do EAD no Brasil

Compartilhe: