ESTUDE NA UNIT
MENU

9 aplicativos que todo estudante EAD deveria conhecer

A internet está repleta de soluções para auxiliar os estudantes por meio de aplicativos que permitem um bom planejamento e o aumento da produtividade nos estudos

às 13h38
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A tecnologia nunca esteve tão presente na vida das pessoas como atualmente. E o ensino não fica de fora. Com a internet tudo se tornou mais prático, principalmente quando se trata de manter a organização e o planejamento dos estudos. Como é o caso do Ensino a Distância (EAD), em que a tecnologia está sempre presente, e, quando aliada a aplicativos, o aprendizado pode ser ainda mais proveitoso.

Para o professor adjunto da Universidade Tiradentes (Unit), Cassius Gomes de Oliveira, disciplina e rotina de estudos são fundamentais para todo estudante, além de apontar a importância do uso de ferramentas nos cursos EAD “Além da disciplina e da rotina de estudos, este aluno precisa de ferramentas que o ajudem na organização de seus estudos fazendo com que ele esteja cumprindo todos os prazos de entrega de atividades solicitadas no curso EAD”, afirma.

Sendo assim, o professor recomenda nove aplicativos que tem como objetivo ajudar tanto na organização dos estudos quanto no próprio ganho de aprendizagem, e, assim, melhorar o desempenho do estudante no curso, confira:

  1.  Lucidchart é uma maneira simples de explicar processos complexos com organizadores gráficos, mapas mentais e mapas conceituais
  2.  Khan Academy oferece exercícios, vídeos educativos e um painel de aprendizado personalizado que habilita os alunos a estudarem no seu próprio ritmo, dentro e fora da sala de aula.  Abordam assuntos como matemática, ciência, computação, história, história da arte, economia e muito mais, inclusive conteúdo do Ensino Fundamental e Médio e preparação para testes (SAT, Práxis, LSAT). O foco é o domínio de habilidades para ajudar os alunos a estabelecerem bases sólidas, de maneira a não limitar seu aprendizado subsequente!
  3. GeoGebra é um software de matemática dinâmica gratuito e multiplataforma para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo numa única aplicação. Tem recebido vários prêmios na Europa e EUA.
  4. Google Drive é possível gerenciar todos os dispositivos do Google em um só lugar, possibilitando, assim, que o estudante veja os seus arquivos de maneira fácil e rápida. Por também possuir armazenamento na nuvem, o Google Drive permite que seu conteúdo seja acessado de qualquer lugar.
  5. Trello é a ferramenta visual que possibilita um monitoramento claro de todas as tarefas a serem realizadas. Permite a adição de arquivos, checklists ou até mesmo automação.
  6. Realcalc é um aplicativo para Android que permite realizar diversos cálculos, incluindo os mais complexos. Com um layout que se assemelha às calculadoras científicas tradicionais, o programa consegue ser completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar.
  7. Google Keep: pode ser acessado pelo computador ou, ainda, por celular ou tablet. Nesse app, é possível criar listas, notas, desenhos e gravações de voz que são armazenados na nuvem e podem ser acessadas de qualquer lugar pela sua conta Google. O aplicativo também tem uma opção de widget, que são os ícones que podem ser fixados na tela inicial do celular. Então, o estudante pode deixar os recados mais importantes fixados em sua tela para checá-los logo que abrir o smartphone.
  8. Easybib: ajuda o estudante que precisa usar uma citação de um livro, mas não sabe qual é a bibliografia exata. Para isso, basta digitar o nome do livro ou procurar seu código de barras para ter todas informações necessárias para a bibliografia, como nome do autor, ano de publicação e editora.
  9. Symbolab: é um app para iPhone (iOS) e Android que permite fazer cálculos matemáticos diretamente pelo celular. O aplicativo cobre diversas funções, de problemas de Álgebra a questões de Trigonometria e Estatística.

Leia também: Técnicas indispensáveis para o aluno EAD não esquecer o que estudou

Compartilhe: