V E S T I B U L A R UNIT
MENU

A Pedagogia e as interfaces da atuação do pedagogo

Existe um leque de possibilidades de atuação para o pedagogo que transcende as barreiras escolares

às 20h08
Alunas e professora tutora do polo EAD da Unit em Poço Verde (SE)
Alunas e professora tutora do polo EAD da Unit em Poço Verde (SE)
Compartilhe:

Se engana quem pensa que a profissão de pedagogo se limita apenas às salas de aula. Essa é uma possibilidade, mas não a única. É importante lembrar que cada vez mais, o mercado de trabalho está percebendo a importância do papel desempenhado por esses profissionais, por isso, essa é uma área em expansão e uma ótima aposta de carreira.

O pedagogo é um profissional capacitado para atuar em diversos ramos, já que ele é graduado de forma diversificada. A gestão escolar é uma delas “O profissional de Pedagogia contribui para o ensino aprendizagem, desenvolvimento de habilidades na sala de aula, e na gestão escolar o pedagogo é responsável pela articulação e ações pedagógicas”, explica a professora tutora do polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit), em Poço Verde (Se), Aurisângela Nascimento.

Embora seu campo de atuação seja mais amplo na escola, existem outros lugares em que a presença de um profissional de Pedagogia é fundamental. “O campo da pedagogia vai além do ambiente escolar, podendo também atuar em hospitais, empresas, ONGs, etc”, destacou a professora tutora.

Outros campos de atuação

Pedagogia Hospitalar- Nem todas as crianças têm a oportunidade de estudar nas escolas. Algumas delas passam por tratamentos nos quais é necessário um período de internação. A pedagogia hospitalar tem o objetivo de levar a educação até elas. Além de trabalhar em hospitais e clínicas, o especialista em pedagogia hospitalar também pode prestar atendimento domiciliar a crianças impedidas de ir à escola por motivo de doença.

Pedagogia Empresarial- O maior objetivo do pedagogo empresarial é motivar mudanças comportamentais dos colaboradores conforme a missão da empresa.  Para isto, o pedagogo aplica técnicas pedagógicas no ambiente corporativo, garantindo que os colaboradores se sintam acolhidos e possuam os conhecimentos necessários para a prática de sua profissão.

Psicopedagogia- O psicopedagogo é o profissional que identifica os problemas de aprendizagem de crianças e jovens através de atividades bastante particulares. Assim, ele pode descobrir se o aluno tem dislexia e déficit de atenção, ou, ainda, se enfrenta situações delicadas no ambiente familiar. O papel do psicopedagogo é orientar a criança e os pais no entendimento e resolução dos problemas que afetam o aprendizado. 

Pedagogia Social- A Pedagogia Social é uma área que estuda as questões sociais, tal como região, raça, classe social, para entender como a formação educacional pode ser mais inclusiva. O foco de estudo se volta para ajudar deficientes físicos ou mentais, alunos de comunidades indígenas e quilombolas, crianças que vivem em lares de adoção, grupos marginalizados e moradores de regiões afastadas de centros urbanos a terem o mesmo acesso à educação que estudantes que não passam por essas vulnerabilidades.

O pedagogo é um profissional que tem sua formação acadêmica na ciência da educação e, sendo assim, pode atuar em diferentes espaços da sociedade, pois a educação é cabível e indispensável em todo e qualquer lugar, segundo Aurisângela. “A educação é base de tudo. E a sua importância para a sociedade é preparar pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira”, afirma.

Graduação de Pedagogia EAD

A graduação em Pedagogia da Unit prepara o estudante para que ele aplique os principais princípios educacionais e as regras que regem a administração de escolas. O curso está disponível na modalidade EAD através do semipresencial em diversos polos espalhados pelos Nordeste, onde o aluno só precisa comparecer uma a duas vezes presencialmente.

A estudante do 2º período de Pedagogia da Unit EAD em Poço Verde, Maria Aparecida de Jesus, que já atua como professora, escolheu o curso na modalidade EAD para aprimorar ainda mais as suas técnicas. “A Pedagogia é uma profissão onde temos que sempre buscar mais conhecimento e a Unit cumpre o papel nesse quesito”, afirma a futura pedagoga.

Além de Maria Aparecida, a estudante que também é do 2º período de Pedagogia, Ana Paula Dos Santos, conta que ama trabalhar com crianças e já atua como auxiliar de desenvolvimento infantil. “Eu enxergo a Pedagogia como uma profissão transformadora, que muda a vida das pessoas; que sempre busca o conhecimento e o transmite para várias áreas da pedagogia, não só nas escolas, mas também em vários campos de atuação do pedagogo”, ressaltou Ana Paula.

Leia também: 2ª Jornada de Educação Física é realizada na Unit

Compartilhe: