ESTUDE NA UNIT
MENU

Áreas de atuação para os profissionais de Ciências Contábeis

Dentre as principais áreas de atuação do contador, destacam-se a contabilidade geral, de custos e gerencial; professor tutor dá dicas de como ingressar no mercado

às 14h56
Professor tutor de Ciências Contábeis da Unit, Igor Amaral
Professor tutor de Ciências Contábeis da Unit, Igor Amaral
Compartilhe:

De acordo com o Censo da Educação Superior, a formação em Ciências Contábeis, ou contabilidade, tem sido uma das mais procuradas na última década. Além disso, a área tem a taxa de empregabilidade no Brasil de 93,8%, sendo uma das maiores do país, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com a globalização e a complexidade cada vez maior das operações financeiras, a demanda por profissionais capacitados e atualizados torna-se crescente, aumentando as oportunidades em empresas de diferentes segmentos como, escritórios de contabilidade, órgãos públicos, bancos, seguradoras, entre outros. 

O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Igor Amaral, ressalta que o contador é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento, e isso independe do cenário econômico.

“Ele orienta a empresa para as tomadas de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos, tributos, ampliação ou redução da estrutura. Quando o mercado está desfavorável, o contador auxilia analisando os riscos e investimentos para que a empresa mantenha-se competitiva. Quando o mercado está favorável orienta para que se mantenha sempre em constante crescimento”, afirma. 

Dentre as inúmeras áreas que esse profissional pode atuar, estão: 

Contabilidade Financeira: trata do registro, controle e análise das operações financeiras e contábeis da empresa;

Contabilidade Gerencial: foca na gestão financeira da empresa, auxiliando na tomada de decisões e planejamento estratégico;

Auditoria: é responsável pela verificação e avaliação da conformidade das demonstrações financeiras da empresa, com base nas normas contábeis e regulamentos;

Controladoria: trata da gestão de custos e orçamentos, controle interno, planejamento tributário, análise financeira e tomada de decisões estratégicas.

Curso de Ciências Contábeis

Para aqueles alunos que buscam uma maior comodidade e flexibilidade, a Universidade Tiradentes oferece além do curso presencial, a opção de realizá-lo na modalidade de Educação a Distância (EAD) com a mesma qualidade de aprendizagem, com profissionais altamente gabaritados e vasta experiência. 

“A Unit proporciona aos alunos de Ciências Contábeis o acesso à melhor estrutura no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para que os futuros contadores participem de atividades práticas e simuladas. Assim, podem estar muito mais próximos do que é feito em exercício profissional”

Igor também pontua que o discente aprenderá a interpretar resultados financeiros, através de cálculos, organização, análise e processamento de dados, bem como as possíveis medidas a serem tomadas com base nos resultados. Tais informações obtidas, ajudarão na tomada de decisão na empresa.

Por ser uma área tão visada, ainda durante o estágio já é possível ingressar no mercado de trabalho, segundo Igor. “As oportunidades começam a surgir para os discentes a partir do terceiro período, que é quando as disciplinas começam a ficar mais específicas. Assim sendo, o estágio pode ocorrer em diversas áreas como controladoria, auditoria, perícia contábil, escritório de contabilidade (setor fiscal, contábil, pessoal), financeiro dentre outros”, explica.

Mas, para isso, é importante que o discente construa networking e fique atento às vagas disponibilizadas no Unit Carreiras. “O aluno também deve participar de grupos de estágio nas redes sociais, enriquecer o currículo com cursos e/ou palestras, preparar para as entrevistas (a Unit carreiras auxilia dando dicas) e aproveitar as oportunidades que a faculdade oferece”, orienta o professor tutor.

Perfil do profissional

Antes de escolher a área é importante saber que ela é recomendada para aqueles que têm intimidade e afinidade com os números, porém vai além da matemática, como muitos pensam. O contador é responsável por toda a movimentação e ação financeira da organização. Para isso, algumas características são tidas como ideais para o contador ter sucesso no mercado de trabalho. 

“Dentre elas posso citar algumas, como por exemplo a aplicabilidade do conhecimento técnico para que a organizações possam tomar decisões, a capacidade de analisar as situações antes tomar qualquer atitude, saber lidar com rotina dinâmica dos negócios, proatividade para sempre estar à frente, não ser executor apenas de tarefas, ter organização para não se perder durante as tarefas, utilizar sempre de ferramentas tecnológicas, ter responsabilidade ética e não menos importante, comunicar de forma clara com os diferentes tipos de pessoas”, elenca Igor.

O professor ainda dá dicas de como os alunos devem se preparar para entrar no mercado de trabalho. “As competências comportamentais devem ser mais valorizadas para conseguir entrar no mercado de trabalho. Acertar no português também é uma dica de grande importância. Definir o foco, porém não deixar as oportunidades passarem por não ser o que se busca no momento. Conhecer a organização a qual participará do certame. Não inventar histórias no momento da entrevista, sempre falar a verdade”, destacou. 

Leia também: Quem fez Encceja pode fazer faculdade EAD? Entenda

Compartilhe: