V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Como gerenciar aulas no EAD para aumentar o rendimento na graduação

Estabelecer horários de estudos e montar um cronograma são essenciais

às 21h24
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Estudar uma graduação no modelo de Ensino a Distância (EAD) oferece muitos benefícios, como flexibilidade, maior comodidade e otimização do tempo. No entanto, para que o estudante consiga desenvolver as habilidades necessárias para o exercício da sua futura profissão, é importante estar atento a pequenos detalhes para melhorar ainda mais o desempenho acadêmico. 

Conhecer sua rotina e a partir dela montar um cronograma de estudos é o primeiro passo para uma jornada de sucesso nos estudos. Afinal, a organização nos estudos é essencial para que o estudante esteja sempre no controle, principalmente quando se fala de graduação EAD, já que existe ainda mais o senso de tornar o estudante cada vez mais independente e protagonista do próprio aprendizado. 

Nesse sentido, montar um cronograma é essencial. Ele pode ser feito em um caderno, celular ou até mesmo no computador e o seu objetivo é facilitar ainda mais a rotina do aluno, que terá controle de todas as atividades e demandas referentes ao curso. 

Cronograma de estudos

O primeiro passo para montar um cronograma de estudos é escolher qual o meio mais ideal para fazê-lo, lembrando que ele pode ser realizado em um caderno, no bloco de notas do celular ou no bloco de notas do computador. Também existem alguns aplicativos online, como o Canva e Asana, por exemplo, que oferecem modelos gratuitos para organizar as tarefas do dia a dia. 

Feito isso, é hora da próxima etapa: definir os horários de estudo. Qual o período mais produtivo do seu dia? Identifique o melhor horário no seu tempo disponível para que você consiga estudar, de preferência em um ambiente calmo e aconchegante e sem interferência externa (celular e televisão também entram nessa). Nada de distrações! 

Criar essa rotina com horários específicos para iniciar e terminar os estudos vai contribuir positivamente para o seu desempenho. Durante essa jornada, você também pode se desafiar e criar metas a serem cumpridas, mas é preciso ficar atento aos prazos do seu cronograma de estudos: o mais importante aqui é que você entenda e absorva o conteúdo.

O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit) EAD, Bruno Nunes, ressalta a importância de o aluno ficar atento ao calendário da Universidade. “A primeira coisa é conhecer o curso (período em que ocorrem as disciplinas, datas de provas e de entregas de atividades). No curso em que faço tutoria, por exemplo, as disciplinas duram um mês ou 2 meses, e a prova e prazo de entrega de atividade são sempre no último dia da disciplina. Para ajudá-los com essa organização, aqui na Unit divulgamos em todas as disciplinas o calendário semestral contendo essas datas das disciplinas”, pontua. 

Estabelecer algumas pausas também é importante durante as aulas. Tomar uma água, fazer um lanche, ir ao banheiro ou realizar qualquer outra atividade que dure entre 10 e 15 minutos é essencial. 

Outra dica de ouro para montar um cronograma de estudos é intercalar as disciplinas, sempre de acordo com a sua necessidade. O importante é que você consiga dar atenção a todas as demandas de todas as disciplinas. 

Por último e não menos importante: não se sobrecarregue. Ser um estudante organizado e comprometido com os estudos não significa que você não deve ser compreensivo consigo mesmo. Ao montar o seu cronograma de estudos, seja realista e tenha em mente as suas reais necessidades e como você vai conseguir executá-las sem que isso te sobrecarregue. 

Leia também: Ampliação de polos EAD no Brasil garante maior acesso à educação

Compartilhe: