ESTUDE NA UNIT
MENU

Como gerenciar aulas no EAD para aumentar o rendimento na graduação

Estabelecer horários de estudos e montar um cronograma são essenciais

às 21h24
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Estudar uma graduação no modelo de Ensino a Distância (EAD) oferece muitos benefícios, como flexibilidade, maior comodidade e otimização do tempo. No entanto, para que o estudante consiga desenvolver as habilidades necessárias para o exercício da sua futura profissão, é importante estar atento a pequenos detalhes para melhorar ainda mais o desempenho acadêmico. 

Conhecer sua rotina e a partir dela montar um cronograma de estudos é o primeiro passo para uma jornada de sucesso nos estudos. Afinal, a organização nos estudos é essencial para que o estudante esteja sempre no controle, principalmente quando se fala de graduação EAD, já que existe ainda mais o senso de tornar o estudante cada vez mais independente e protagonista do próprio aprendizado. 

Nesse sentido, montar um cronograma é essencial. Ele pode ser feito em um caderno, celular ou até mesmo no computador e o seu objetivo é facilitar ainda mais a rotina do aluno, que terá controle de todas as atividades e demandas referentes ao curso. 

Cronograma de estudos

O primeiro passo para montar um cronograma de estudos é escolher qual o meio mais ideal para fazê-lo, lembrando que ele pode ser realizado em um caderno, no bloco de notas do celular ou no bloco de notas do computador. Também existem alguns aplicativos online, que oferecem modelos gratuitos para organizar as tarefas do dia a dia. 

Feito isso, é hora da próxima etapa: definir os horaários de estudo. Qual o período mais produtivo do seu dia? Identifique o melhor horário no seu tempo disponível para que você consiga estudar, de preferência em um ambiente calmo e aconchegante e sem interferência externa (celular e televisão também entram nessa). Nada de distrações! 

Criar essa rotina com horários específicos para iniciar e terminar os estudos vai contribuir positivamente para o seu desempenho. Durante essa jornada, você também pode se desafiar e criar metas a serem cumpridas, mas é preciso ficar atento aos prazos do seu cronograma de estudos: o mais importante aqui é que você entenda e absorva o conteúdo.

O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit) EAD, Bruno Nunes, ressalta a importância de o aluno ficar atento ao calendário da Universidade. “A primeira coisa é conhecer o curso (período em que ocorrem as disciplinas, datas de provas e de entregas de atividades). No curso em que faço tutoria, por exemplo, as disciplinas duram um mês ou 2 meses, e a prova e prazo de entrega de atividade são sempre no último dia da disciplina. Para ajudá-los com essa organização, aqui na Unit divulgamos em todas as disciplinas o calendário semestral contendo essas datas das disciplinas”, pontua. 

Estabelecer algumas pausas também é importante durante as aulas. Tomar uma água, fazer um lanche, ir ao banheiro ou realizar qualquer outra atividade que dure entre 10 e 15 minutos é essencial. 

Outra dica de ouro para montar um cronograma de estudos é intercalar as disciplinas, sempre de acordo com a sua necessidade. O importante é que você consiga dar atenção a todas as demandas de todas as disciplinas. 

Por último e não menos importante: não se sobrecarregue. Ser um estudante organizado e comprometido com os estudos não significa que você não deve ser compreensivo consigo mesmo. Ao montar o seu cronograma de estudos, seja realista e tenha em mente as suas reais necessidades e como você vai conseguir executá-las sem que isso te sobrecarregue. 

Leia também: Ampliação de polos EAD no Brasil garante maior acesso à educação

Compartilhe: