V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Confira algumas dicas para manter a concentração e o foco durante o EAD

Reservar um horário para cada disciplina e manter uma rotina de estudos são algumas sugestões. Professor tutor da Unit EAD dá dicas.

às 20h37
Compartilhe:

Passar horas estudando e manter a concentração durante o Ensino a Distância (EAD) não é uma tarefa fácil. Se presencialmente já é desafiador, acredita-se que na modalidade online seja ainda mais. Entretanto não é tão difícil quanto aparenta ser. Basta seguir algumas dicas e aplicá-las à rotina. Confira: 

  • Defina uma rotina de estudos

O professor tutor do EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Bruno Nunes, diz que o primeiro passo para obter êxito nos estudos é reservar um horário para cada disciplina. “O tempo vai depender da habilidade de leitura do aluno, da facilidade em pegar o conteúdo, mas acredito que entre duas a três horas seja suficiente”, pontua.

Ou seja, de duas a três horas, de segunda a sexta, é importante definir um calendário adequado aos seus compromissos, tarefas e demais atividades. Caso não seja possível estudar durante aquele período, o ideal é compensar nos dias seguintes. 

  • Evite acumular matéria

Para não desanimar com a quantidade de disciplinas, o ideal é estudar um conteúdo por vez ou uma matéria por dia, portanto, revise o conteúdo que você colocou como prioridade no cronograma. Dessa forma, é possível fazer com que o seu cérebro memorize o que é importante. 

“No AVA, para ter uma maior organização e foco, é interessante que o aluno siga a ordem dos temas das unidades sem pular a sequência para que seja fixado o conteúdo de uma maneira que o aluno lembre depois”, orienta. 

  • Bloqueie conteúdos na Internet que desviem a concentração

Bloquear sites que podem tirar o foco dos estudos é uma ótima opção para garantir o bom rendimento do aluno. Alguns aplicativos que bloqueiam esses sites estão disponíveis e ajudam a acabar com o desperdício de tempo na Internet enquanto você realiza atividades no computador que exijam concentração.

  • Use a tecnologia ao seu favor

Desde gerenciadores de tarefas até podcasts são capazes de promover benefícios para a sua rotina. Existem muitos aplicativos que podem ser explorados, contanto que você tenha o cuidado de usar esses recursos a seu favor e não perder ainda mais tempo com eles.

E por fim, o professor orienta que é fundamental que os alunos fiquem atentos aos avisos que são colocados nos murais e participem dos fóruns de discussão para não deixar escapar nenhuma informação.

“Ter atenção às datas de entrega das avaliações que estão disponíveis no calendário acadêmico é outro ponto indispensável para se manter organizado. Ele ainda alerta que o aluno não deixe de tirar as dúvidas com os professores, pois essas dúvidas podem fazer toda a diferença no final”, ressaltou o professor.

Leia também: Entenda como a instituição de ensino superior é avaliada pelo MEC

Compartilhe: