ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda como a instituição de ensino superior é avaliada pelo MEC

Para um diploma ser reconhecido pelo mercado de trabalho, a instituição de ensino superior é constantemente avaliada pelo MEC. O mesmo ocorre para cursos EAD

às 20h57
Foto: FreePik
Foto: FreePik
Compartilhe:

Talvez pela facilidade de acesso à internet e democratização da tecnologia, em detrimento das fake news, ainda há quem questione a veracidade da modalidade de Educação a Distância (EAD) dos cursos de graduação. Ainda assim, é fácil para o interessado em ter uma carreira saber se o curso que pretende fazer lhe dará fruto, com a certeza de um diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Para um centro universitário como a Unit EAD operar, por exemplo, é preciso obter a autorização do Ministério da Educação (MEC) e esse aval precisa ser recebido antes de abrirem as vagas. Sendo assim, o MEC realiza avaliações periódicas para mensurar a qualidade de universidades, faculdades, centro universitários, escolas e muito mais – assim como os cursos que estas instituições oferecem. Além disso, o órgão também considera critérios como corpo docente, infraestrutura e recursos didático e pedagógicos.

Portanto, para saber se um curso EAD é reconhecido ou não pelo MEC, depende do resultado dessas avaliações. Já que o Ministério toma como base o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Mas e então, como saber se o curso é reconhecido pelo MEC ou não? Basta que você realize uma pesquisa online e de forma descomplicada via E-MEC.

De acordo com o próprio E-MEC ele é definido como a base de dados oficial dos cursos e Instituições de Educação Superior do Brasil. Os dados do cadastro E-MEC devem guardar conformidade com os atos autorizativos dos cursos e das IES, editados pelo Poder Público ou órgão competente das instituições, nos limites do exercício de sua autonomia.

Para conferir se a Universidade Tiradentes é reconhecida pelo MEC, siga o passo-a-passo:

  • Na página inicial do E-MEC, clique em “Buscar por:” na opção “Instituição de Ensino Superior”. 
  • Logo após, marque as seguintes opções de acordo com o foco de sua pesquisa. Por exemplo: você busca somente a instituição de ensino como um todo ou um algum curso específico? 
  • É totalmente possível filtrar o resultado final em várias opções. 
  • Terminando a pesquisa, o site gera uma tabela de Excel com os dados que correspondem aos filtros estipulados na busca feita pelo usuário com as respostas. 

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas em relação ao conhecimento do ensino a distância? Se sim, aproveite e acesse o site, se inscreva em um dos cursos da Unit, todos reconhecidos pelo MEC, e dê mais um passo em direção ao futuro!

Leia também: Unit EaD abre três novos polos parceiros no Nordeste

Compartilhe: