V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Macetes que vão ajudar o aluno EAD do início ao fim

Professor tutor explica algumas maneiras que vão ajudar o aluno a obter êxito nos estudos durante a graduação a distância

às 20h38
Professor tutor, Simão Timóteo
Professor tutor, Simão Timóteo
Compartilhe:

Obter êxito nos estudos é um desafio para muitos alunos, principalmente para quem não sabe muito bem como funciona estudar na modalidade de Educação a Distância (EAD). Embora alguns contem com uma facilidade maior para absorver um novo conteúdo, muitos enfrentam grandes dificuldades em conseguir bons resultados.

O que acontece é que ser bem sucedido academicamente depende de vários fatores, ainda mais quando se fala de estudantes desse formato de ensino, que normalmente possuem outras atividades ao longo do dia. Mas o que fazer para conciliar todos os compromissos e se sair bem nos estudos? O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Simão Timóteo explica.

Estabelecer uma rotina

Uma ótima maneira de cumprir o que deve ser estudado no curso a fim de ter um bom rendimento é estabelecer uma rotina. Quando o objetivo não é definido fica mais difícil se organizar para as tarefas do cotidiano. “Nós professores procuramos orientar dentro das tutorias que o aluno estabeleça uma rotina de estudos própria dentro das suas necessidades e possibilidades”, afirma.

Organizar os horários e definir o ambiente de estudo

Depois que estabelecer a rotina, é necessário verificar quanto tempo o aluno pode se dedicar para estudar. Dessa forma, é mais fácil se organizar semanal e mensalmente para atender os requisitos das disciplinas. 

“Definindo esse horário específico para estudo é importante que o aluno defina o ambiente para estudar também, quando a gente trabalha ou estuda de casa, fazemos as tarefas de qualquer forma, com qualquer roupa. Portanto é necessário estudar em um horário e ambiente específicos além de se preparar para estudar, isso faz com que o aluno desperte, se motive, se discipline e se adapte a essa rotina”, pontua o professor tutor.

Atenção aos prazos e agenda

Simão enfatiza a importância de definir uma agenda com os prazos, roteiros de estudos e acompanhar através de metas. “A gente sugere que se estabeleça rotina, crie uma agenda e separe disciplina por disciplina, trabalho por trabalho, cumpra as metas e acompanhe se está tendo resultado ou não. É uma ótima opção para mensurar a sua aprendizagem”, conta Simão.

Comparar a evolução do aprendizado

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Unit possui algumas unidades de aprendizagem que têm questionários que o aluno pode estudar, resolver, ter esse comparativo e verificar com dados se realmente está conseguindo assimilar a disciplina. “Fazendo esse acompanhamento o aluno pode fazer premiações próprias para garantir que esse processo seja gratificante e prazeroso. Quando a gente está numa rotina presencial a gente tem o horário de ir até a universidade e todo um contato, por isso é mais difícil continuar motivado, então implantar uma rotina, estabelecer metas, horários e prazo são dicas extremamente importantes”, completa o professor tutor.  

Grupo de estudos

Para auxiliar a melhorar a assimilação do conteúdo é importante que o aluno do EAD crie grupos de estudos com alunos de diferentes campos. “Dentro do AVA o aluno tem os fóruns para poder se comunicar com os alunos que também estão estudando naquela turma e criar essa rede de contatos, porque o conhecimento que a gente tem quando associado a outras pessoas ele se multiplica”, finaliza o professor.

Leia também: Curso tecnólogo EAD: conheça alguns deles e qual vale a pena fazer

Compartilhe: