ESTUDE NA UNIT
MENU

Motivos para estudar Estética e Cosmética EAD na Unit

A graduação em Estética e Cosmética ajuda os profissionais que já atuam no mercado a se especializarem ainda mais na área

às 11h50
Professora do curso de Estética e Cosmética, Andrea Vasconcelos
Compartilhe:

De acordo com os dados divulgados pela Revista Exame, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que o mercado de estética e cosmética cresceu 567% no Brasil nos últimos cinco anos. Se antes o número de profissionais da área chegava a 72 mil, hoje já são mais de 480 mil profissionais. 

Ou seja, é um mercado bastante atrativo, em que os profissionais dessa área, além de terem um emprego garantido, têm alguns motivos extras para estudar. Mas, antes de iniciar esse desafio, é importante escolher uma instituição de qualidade que atende as demandas do mercado, a exemplo da Universidade Tiradentes (Unit), que oferece o curso de Estética e Cosmética na modalidade presencial e na Educação a Distância (EAD).

Estética e Cosmética na Unit

O principal objetivo do curso de Estética e Cosmética da Unit é capacitar os estudantes para que sejam aptos a executar com precisão e eficiência, procedimentos, atividades e técnicas da área. Trata-se de uma graduação tecnológica, que tem alta empregabilidade e a tendência é que essa fácil inserção no mercado aumente ainda mais.

Uma das vantagens em realizar essa graduação, de acordo com a professora do curso de Estética e Cosmética da Unit, Andrea Vasconcelos, são as vivências práticas que ele oferece. 

“O curso é literalmente colocar a “mão na massa”. Isso porque, o aluno desde os primeiros períodos já aprende a realizar todas as atividades na prática. Outra grande vantagem é o corpo docente. Nós temos uma equipe de professores, mestres e doutores altamente capacitada, além de uma clara experiência na parte profissional, no atendimento e principalmente na área de estética”, afirma.

Outro fator que contribui com o melhor aprendizado do aluno são os laboratórios, que possuem uma estrutura qualificada e equipamentos atuais para que o aluno já saia da faculdade preparado para o mercado de trabalho.

“Além dos laboratórios temos diversas parcerias com empresas de cosméticos, e, durante o curso, o aluno também tem a possibilidade de estagiar através do nosso salão escola, onde prestamos serviços de estética e cosmética para a comunidade que tem interesse, por um preço baixo”, explica.

Mercado de trabalho e novos segmentos

É importante destacar que é durante o curso que o aluno aprende as quatro áreas mais visadas do mercado da beleza. “Ele vai aprender sobre estética facial, corporal, terapia capilar e visagismo. Ou seja, durante as aulas ele aprende a fazer procedimentos como limpeza de pele peeling químico, tratamento para rejuvenescimento e acne, para gordura localizada, celulite, flacidez, estrias, tratamento capilares para alopecia, seborreia, entre outros”, elenca.

Conheça mais sobre essas áreas:

  • Estética facial: embora o corpo todo necessite de cuidados, a preocupação com a beleza facial costuma ser um ponto forte do mercado de estética. Logo, os tratamentos focados na face fazem bastante sucesso, o que representa uma excelente oportunidade de trabalho para os esteticistas que dominam técnicas e procedimentos faciais.
  • Terapia capilar:  queda de cabelo é um problema recorrente entre homens e mulheres. Antigamente, não existiam tantos recursos e muitos sofriam com essa questão. Felizmente, agora médicos e esteticistas podem ajudar com as terapias capilares para manter a saúde dos fios.
  • Relaxamento e bem-estar corporal: estética não é só beleza. O bem-estar e a manutenção de um estilo saudável também são fundamentais. Nesse caso, o relaxamento é um objetivo buscado por muita gente em vários tipos de tratamentos, como massagens, acupuntura e outras terapias.
  • Visagismo e embelezamento: outra área que o esteticista pode atuar e direcionar sua carreira é o visagismo, por meio de um conjunto de teorias e de técnicas aliadas do embelezamento pessoal, que considera as características individuais de cada pessoa para promover a melhor versão dela.

Durante o curso da Unit, todas essas áreas são abordadas, já que a instituição acompanha as demandas atuais do mercado de trabalho. “Nos últimos anos, o setor da beleza tem se diversificado muito. Então, nota-se que começam a surgir vários segmentos, por exemplo, existem aqueles profissionais que trabalham apenas com cílios, outros apenas com sobrancelha, bem como aqueles que só trabalham com lábios. É uma área que vem mostrando cada vez mais as especificidades de cada segmento”, ressalta.

O papel que a Estética e Cosmética tem para a sociedade é fundamental e vai além da beleza. “A área de estética é muito importante não só para formação do aluno, mas, principalmente, para a sociedade. Isso porque, ela ganha profissionais que não estão somente olhando a beleza, eles também são preparados para olhar em primeiro lugar a saúde das pessoas”, infere.

Leia também: Como montar um currículo atrativo para o mercado de trabalho

Compartilhe: