ESTUDE NA UNIT
MENU

Plataformas EAD: conheça o que elas têm a oferecer

As plataformas de ensino a distância revolucionaram as formas de ensinar e de aprender. Afinal, nada mais democrático do que poder escolher quando e onde estudar

às 18h37
Professora tutora, Eunice Aparecida Borsetto
Professora tutora, Eunice Aparecida Borsetto
Compartilhe:

As plataformas de Educação a Distância (EAD) são ferramentas que possibilitam um ambiente de aprendizado completo online. Dentro dessas plataformas é possível ter acesso a conteúdos, exercícios, provas e demais recursos.  Elas oferecem as funcionalidades que o aluno procura para fazer uma graduação de forma híbrida, semipresencial ou totalmente virtual.  

A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Eunice Aparecida Borsetto, explica que essas plataformas são infraestruturas online baseadas em software, com acesso na nuvem, que por meio do espaço digital promovem interações entre alunos, professores e conteúdos educacionais dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

A grande vantagem da aula online proporcionada pelo EAD, segundo a professora tutora, é que quem estuda pela internet pode consumir informação de onde e quando quiser, desde que tenha acesso à rede. “A modalidade EAD facilita o acesso à educação, seja de formação no nível superior ou de capacitações, com um custo reduzido e flexibilidade de horário. O aluno desenvolve autogestão de tempo, escolhendo onde, quando e como quer estudar”, destaca a professora  Eunice.

Tipos de plataforma EAD

Existem inúmeros tipos de plataformas para conhecer, sendo assim, Eunice listou algumas delas e exemplificou para que cada uma serve, confira:

  • Twygo Geralmente utilizada para treinamentos corporativos. 
  • EAD – Plataforma Plataforma destinada para a criação e venda de cursos online e vendas ou treinamentos corporativos. 
  • Samba Tech Especializada em vídeos online – “youtube corporativo”. 
  • Eadbox Treinamentos corporativos ou vendas de cursos online, permitindo o acompanhamento do aprendizado e transmissão de vídeo aulas ao vivo e customização do portal. 
  • Hotmart Club Direcionada para venda de cursos online, possibilitando o gerenciamento de treinamentos empresariais. 
  • Moodle É um software livre, disponibilizado gratuitamente, utilizado principalmente no setor público. 
  • Udemy Voltada para cursos online. Permite vários formatos e chat de interação com os alunos. 
  • Thinkr Personalizável para negócios, oferece estatísticas úteis aos gestores de cursos.

Plataforma EAD da Unit

A Unit possui parceria com a Sagah/Grupo A para licenciamento de conteúdos digitais em formato HTML e responsivo, encontrados dentro do AVA. A Sagah disponibiliza conteúdos didáticos elaborados com base em metodologias ativas e aprendizagem “just in time”, visando possibilitar a aplicação da sala de aula invertida e do ensino híbrido. 

Os conteúdos didáticos digitais disponibilizados aos alunos são planejados para serem utilizados para estudos independentes, como também durante os encontros presenciais como recursos de estratégias metodológicas ativas. Possuem rigor acadêmico e pautam-se na clareza dos conceitos e informações que veiculam. 

“Os conteúdos didáticos são interativos e flexíveis, baseados em metodologias ativas de aprendizagem. Os professores criam trilhas de aprendizagens contextualizadas ao perfil do curso, aluno e disciplina. Os conteúdos, das disciplinas são disponibilizados em Unidades de Aprendizagens (UA’s), através de: infográfico, desafio, conteúdo do livro, dica do professor, exercícios, biblioteca e realidade virtual e aumentada”, explica a professora tutora.

Todo conteúdo é desenvolvido por uma equipe de professores conteudistas, sendo especializados em suas áreas de formação. Antes de contratar um professor conteudista, a Sagah realiza um rigoroso processo de treinamento com o professor, onde ele produz uma unidade de aprendizagem de teste e apenas mediante a aprovação, é efetivada a contratação. Além disso, cada unidade de aprendizagem produzida pela Sagah passa por um minucioso e rigoroso controle de qualidade.

Leia também: Curricularização da extensão para o EAD; entenda como funciona

Compartilhe: