ESTUDE NA UNIT
MENU

Porque escolher um curso de graduação a distância?

Professor tutor explica os diferenciais da modalidade EAD e dá algumas dicas de como o aluno pode se preparar para ingressar no ensino superior

às 12h47
Compartilhe:

A busca pelo Ensino a Distância (EAD) no ensino superior teve um aumento significativo nos últimos anos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) revela que durante a pandemia a busca pelos cursos online cresceu 59% nos últimos dois anos. Entretanto, muitos ainda não entendem como funciona a modalidade e nem sabem o porquê é tão vantajoso escolher cursar uma graduação no EAD.

O professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Franco Ferreira, dá algumas dicas para os estudantes que buscam ingressar no EAD e quais são os diferenciais dos alunos que optam por esse formato de ensino. “Além de organização, a dica que eu dou para esse aluno é que ele precisa estar comprometido com sua rotina de estudos, já que é ele mesmo que irá determinar os horários de estudar. Ele precisa também estar atento a todos os conteúdos que são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), lá tem vídeo aulas, exercícios, desafios e têm atividades práticas que fomentam esse viés prático”, explica.

A autonomia é uma das principais características do aluno EAD, já que permite que ele decida a maneira que quer estudar. “O aluno é o protagonista, então ele não fica dependendo do aval dos professores para realizar as tarefas. Mas caso tenham dúvidas basta entrar em contato com esse professor pelos diversos canais de comunicação, além das aulas que ficam gravadas podendo ser assistidas a qualquer momento do dia”, pontua.

Outro diferencial do EAD é o comparativo na quantidade de dias que o aluno precisa se deslocar até a universidade. “No presencial o aluno precisa ir todos os dias. Na maioria das vezes precisa ir no mínimo três, no máximo cinco dias por semana e na modalidade no EAD varia entre dois ou uma vez no mês para fazer a prova. Então essa questão do deslocamento é um grande diferencial”, afirma.

Para o professor tutor, as vantagens são extensas. “Como vantagem do EAD eu destaco a virtualidade, os conteúdos que ficam AVA. Além de ser uma modalidade que mesmo separado geograficamente o aluno ele está presente, por meio de várias ferramentas, vários e de uma vasta biblioteca virtual e acesso à estrutura física da universidade quando precisar. Então mesmo ele sendo um aluno da modalidade ele pode usufruir de todos os benefícios da estrutura física da instituição”, infere o tutor.

Leia também: Workshop voltado para EAD é realizado na Unit

Compartilhe: