V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Workshop voltado para EAD é realizado na Unit

O encontro possibilitou o contato presencial entre os professores, com escuta, diálogo, empatia e trocas de experiências.

às 18h46
Compartilhe:

A transformação no meio digital é uma realidade inevitável. Com a Educação a Distância (EAD) cada vez mais presente na vida das pessoas que desejam concluir ou ingressar no ensino superior, surge a necessidade de adaptação e capacitação dos educadores e professores para as aulas nos formatos online ou híbrido.  

É fundamental que as universidades revejam suas práticas e auxiliem seus professores para que, em sala de aula, tenham acesso às possibilidades do uso de tecnologias digitais.  Essa realidade passa a ser um caminho não mais opcional, mas essencial para um modelo inovador de educação adequado à nova configuração da transformação digital.

Pensando na importância dessa capacitação, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou um workshop para preparar ainda mais os professores de cursos híbridos e online para o novo semestre letivo. De acordo com a professora da Unit, doutora Alana Vasconcelos e também integrante da equipe de Gestão de Conteúdos e Planejamento Pedagógico da Unit EAD, o evento teve o objetivo de apresentar como funcionam alguns processos dessa modalidade.

“O workshop consiste no direcionamento dos professores e coordenadores dos cursos híbridos a um espaço diferenciado que, com a utilização de estratégias baseadas em metodologias ativas, os colaboradores experienciaram, o processo de vinculação das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as especificidades da elaboração e postagem das questões de prova no sistema e o novo formato para a atividade orientada”, explica a professora Alana.

O encontro possibilitou o contato presencial entre professores, com escuta, diálogo, empatia e trocas de experiências. Logo, foi um momento importante para a equipe, já que na maior parte do tempo o contato é feito de forma on-line. Além disso, buscando práticas efetivas para auxiliar os docentes, também foram disponibilizadas novas ferramentas de apoio ao trabalho docente como e-books e tutoriais em MP4, bem como anotada todas as sugestões de melhorias dadas pelos professores. 

Aprender a planejar, implantar e desenvolver ações, contando com tecnologias emergentes ou mesmo com recursos tecnológicos mais tradicionais são pontos importantes que foram destacados durante o workshop. As professoras Wislanny Santos, Marta de Lima e Denise Doria, que também fazem parte da equipe de Gestão de Conteúdos e Planejamento Pedagógico do EAD compartilham da mesma ideia de que esse evento é de extrema importância.

O Workshop EAD, aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2022, de 8h às 12h, no Tiradentes Innovation Center e fez parte da programação da Jornada Pedagógica da Unit.

Leia também: O impacto da tecnologia no ensino e na performance dos alunos

Compartilhe: