ESTUDE NA UNIT
MENU

Profissional em Logística: qual a sua importância para a empresa?

Antigamente, profissionais das áreas de Administração ou Engenharia assumiam as funções de Logística dentro das empresas. Hoje, já existe graduação para essa área

às 18h43
Compartilhe:

Diversos setores da economia foram impactados durante a pandemia. O isolamento social antecipou algumas tendências no setor de logística e a necessidade de manter as operações em funcionamento, mesmo que de forma remota, envolveu mudanças comportamentais e agilidade para adaptação à nova realidade.

Mas o que é Logística? O gerenciamento logístico engloba todo o planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque de semi-acabados, acabados e de seu respectivo fluxo de informações, do ponto de origem ao ponto de consumo, por exemplo, muitas empresas se especializam prestando serviços a fabricantes, varejistas e outras indústrias com grande necessidade de transportar mercadorias. 

A Logística, de acordo com o coordenador operacional dos cursos de Ciências Contábeis e tecnológicos em Gestão da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Silva, é uma área de atuação bastante ampla, se aplicando a todas as atividades que necessitam de planejamento, organização e acompanhamento do processo de produção, observando desde o estoque à distribuição, sendo fundamental para o crescimento do mercado.

“Para que seja possível uma boa colocação no mercado de trabalho em Logística, os profissionais dessa área precisam, além de uma formação adequada, observar as necessidades que o mercado apresenta. Importante ressaltar que no período de pandemia, com o aumento do comércio eletrônico, houve uma ampliação dos postos de trabalho. O mercado de trabalho para o profissional de logística está muito aquecido. Com o constante crescimento dessa área profissional, diversos são os postos de trabalho na gestão de cadeia de suprimentos, gestão de transportes e gestão de almoxarifado”, explica.

A área ainda é responsável por:

  • Controlar o volume de mercadorias produzidas;
  • Armazenar as mercadorias e monitorar o estoque;
  • Desenhar as rotas de distribuição;
  • Levar as encomendas de um local a outro.

Para realizar todas essas etapas, é necessário contar com uma infraestrutura adequada galpões de armazenagem, softwares de gestão, meios de transporte como aviões, caminhões, contêineres etc. Grandes empresas costumam ter seu próprio centro de operações logísticas, mas a maioria das marcas externaliza esse serviço, contratando um provedor de terceiros, conhecido pela sigla 3PL, que significa “third-party Logistics”, em português quer dizer “terceira parte logística”, a qual se refere à terceirização de processos logísticos.

Graduação em Logística

Por ser uma área responsável pela organização de todos os processos relacionados à produção e ao abastecimento da cadeia produtivo, o curso de Graduação em Logística da Universidade Tiradentes está presente na modalidade de Educação a Distância (EAD) e apresenta uma estrutura que interliga os conhecimentos teóricos com as experiências práticas dessa área. 

“O curso de Logística visa proporcionar aos alunos o aprendizado correspondente às várias possibilidades de atuação dessa área, como por exemplo: a gestão de custos logísticos, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de estoque e armazenagem e gestão de transportes. Além disso, o aluno terá em sua formação uma base sólida sobre logística internacional, logística reversa e práticas em logística”, pontua Joenison.

São diversas as nuances dessa formação profissional, que possui uma estrutura curricular atualizada e integrada com as necessidades do mercado. “Além disso, o quadro de professores é um grande diferencial, tendo em vista que é composto por mestres e doutores, bem como por profissionais atuantes na área de Logística. Com essa composição, o curso de Logística da Unit irá formar profissionais preparados para atuar nas várias possibilidades que essa área oferta no mercado”, afirma o coordenador.

Joenison ainda ressalta a importância desse profissional para a sociedade. “Analisando a área de Logística e sua importância para a sociedade, temos que ressaltar que o profissional de logística estará contribuindo diretamente para o funcionamento da sociedade. Todas as atividades que são desempenhadas necessitam do olhar da logística para que possa funcionar de forma eficiente”, destaca.

É a logística que garante com que os produtos certos sejam destinados em tempo hábil, no lugar certo e com bom custo benefício. “Nesse sentido, temos que a boa execução da logística poderá possibilitar aumento na produtividade, diminuição dos custos (sem interferir na qualidade), bem como uma maior satisfação dos clientes”, finaliza o coordenador.

Leia também: Escrita Criativa: o curso que ensina a deixar os textos ainda melhores

Compartilhe: