ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit de Caruaru promove workshop para a formação de Scouting

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo Magister, até o dia do evento.

às 20h40
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit) em Caruaru (PE) realiza entre os dias 7 e 8 de junho, a partir das 9h, o Curso Formação de Scouting. O workshop tem o objetivo de mostrar, por meio de conceitos e exemplos, como funciona a formação de um departamento de Scouting em um clube, bem como suas principais funções. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas pelo Magister, até o dia do evento.

O evento é destinado ao meio futebolístico, porém, é aberto para estudantes de Educação Física, estagiários e público em geral. A programação contará com a palestra do professor Miguel Gama de Amorim, com licença de treinador pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) e formação em Análise de Desempenho de rendimento e recrutamento. Analista de mercado do futebol mundial e membro da Associação Nacional de Scouts (ANSF) de Portugal. 

Entre os temas abordados, está o perfil do Scout, a diferença entre Scouting num clube e em uma empresa de agência, como se trabalha num departamento de Scouting de um clube e como construir um departamento de Scouting em um clube. As atividades serão desenvolvidas por programas informativos e as inscrições custam R$100,00.

Scouting

Descobrir e capturar as melhores estrelas do futebol mundial entre diversos atletas é um feito que poucos podem se gabar. É preciso de mais que um ‘bom olho’, engloba conhecimentos em vários campos do futebol. Com a demanda pelo futebol se tornando cada vez maior, os erros devem ser mínimos e cada ação observada. Nesse cenário, o Curso Formação de Scouting é fundamental. 

Formado por profissionais da área em cada continente, deu-se início na Europa e hoje em dia está ativo na América do Sul e na Ásia, com diversos brasileiros empregados. No Brasil, ainda é recente, mas grande parte dos clubes possuem profissionais especializados em análise de desempenho, que é atualmente a principal porta de entrada neste mercado. 

De acordo com a gestora do polo da Unit EAD em Caruaru (PE), Iracema Fraga, o evento é de suma importância, pois é um tema bastante atual no mundo dos esportes. “Outras instituições desejavam sediá-lo, mas conseguimos firmar a parceria, devido à localização de nossa unidade, nossa estrutura e pela constante contribuição que nosso polo tem para o Município”, destaca. 

A gestora também pontua que a ideia de sediar esse evento se deu ao fato de Scouting estar em alta e os profissionais Europeus também. “O Scouting Miguel Gama é português, o que facilita mais nessa compreensão, e mais importante ainda o fato de estarmos oferecendo aos nossos alunos o que existe de mais moderno e atual no mercado”, finaliza.

Leia também: Matrículas na modalidade híbrida cresceram 43% pós pandemia

Compartilhe: