ESTUDE NA UNIT
MENU

Masterfits, o programa para a terceira idade

A primeira reunião com idosos que participam do programa Masterfits aconteceu durante a tarde dessa quarta-feira, 13, no auditório da Reitoria

às 23h54
O professor Estélio Dantas explica o projeto
O professor Estélio Dantas explica o projeto
Edvaldo Cardoso, Estélio Dantas, André Augusto e Airton Moraes
Compartilhe:

A academia de ginástica do Campus Farolândia será o cenário para a realização a partir do início do mês de julho de um programa que visa proporcionar ao idoso a chance de se exercitar regularmente e de forma gratuita sob a orientação de uma equipe interdisciplinar da área de saúde, encabeçada pelo curso de Educação Física.

“Esse é um projeto de condicionamento de idosos. Após termos visitado e convidado os usuários das Unidades Básicas de Saúde localizadas dos Bairros Atalaia, Farolândia e adjacências pudemos captar 240 idosos para iniciarmos o programa de condicionamento físico dentro da universidade especificamente voltado para eles”, esclarece o professor Estélio Dantas, responsável pela condução dos trabalhos multidisciplinares sediado no Programa de Saúde e Ambiente. O Mastefits conta com a contribuição de acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Educação Física.

Para os idosos que desejem participar, os benefícios são vários: entre eles, os exames médicos que serão de responsabilidade dos condutores do projeto. Além da atenção à sua saúde o idoso conta com o apoio integral do personal treinner, com orientação nutricional e supervisão cardiológica assegurando ao participante segurança no seu treinamento.

O espanhol Pablo Jorge Marcos Pardo é um dos pós-doutorandos envolvidos com a execução do Programa de Condicionamento Físico para a saúde do idoso. “Trabalho na Espanha em pesquisa com idoso para ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida do idoso. Após conversas com o professor Estélio, desenhamos esse projeto de atividade física para avaliar os efeitos e melhorar a saúde do idoso de vez que o exercício é muito bom para a sua saúde”, diz o pesquisador europeu.

O senhor Edvaldo Cardoso de Moura, 69, reside no Conjunto Orlando Dantas e não esconde a ansiedade em iniciar o seu programa de atividade física. “Recebi o convite através de um grupo do qual participo lá no posto de saúde do meu bairro. Estou muito satisfeito por poder receber agora esse estímulo para cuidar da minha saúde”, comenta.

Airton Morais Ramos e André Augusto Andrade, docentes de Educação Física salientam que o momento é muito oportuno para o desenvolvimento de um projeto que pretende oferecer qualidade de vida ao idoso.  “Eles são indivíduos que não podem ser abandonados pela sociedade. Então esse é o momento para que os nossos convidados venham ter atividade física com uma equipe especialmente preparada para oferecer o melhor”, comenta o professor Airton.

“Esse é um projeto muito promissor que pode dar origem a muitos outros de igual importância e reúne cursos que se integram muito bem como Nutrição e Educação Física, além dos outros da área da saúde”, opina o professor Hugo Xavier.

Compartilhe: