ESTUDE NA UNIT
MENU

20 anos de dedicação ao ensino e pesquisa

Professor Marcos Wandir completa duas décadas de contribuição como colaborador da Unit, perpassando diversos setores, com destaque à pesquisa.

às 17h55
A vida do professor Marcos Wandir se transformou no dia 03 de fevereiro de 1997, ao ingressar no corpo docente da Universidade Tiradentes. Mas ele não imaginaria que percorreria tantos caminhos e que contribuiria de forma tão forte com a iniciação científica.
Professor Marcos Wandir tem 20 anos de trajetória acadêmica na Unit
Professor Marcos Wandir tem 20 anos de trajetória acadêmica na Unit
Compartilhe:

“Há duas décadas eu fiz uma escolha de vida. Depois de ter estudado graduação, mestrado e doutorado, meu primeiro emprego formal seria na Universidade Tiradentes com a intenção de somar esforços àquela jovem instituição a ter uma extensão, graduação e pesquisa de ponta”, relembra o doutor em Engenharia Industrial, atual diretor de Educação Corporativa.

Durante esse longo caminho, Marcos Wandir acompanhou mudanças estruturais e físicas da Unit. “Quando cheguei só tinha o bloco A e B. Além do crescimento da Unit, é notório o reflexo de sua representatividade em todo o entorno. O bairro Farolândia é outro depois da chegada da instituição. E, pessoalmente, também vivi uma transformação. Afinal, trata-se da escolha de alguém que estava modelando sua vida exclusivamente enquanto pesquisador e professor. Mas aqui na Unit pude juntar duas outras coisas que eu também buscava que era a área pedagógica (de formador de pessoas) e de gestão de uma área que sou fascinado, a da ciência e tecnologia”, conta.

“Cheguei à Unit para lecionar na área de Matemática e Ciência da Computação. Depois trabalhei com Administração e Psicologia. Tive a contribuição de gestão acadêmica na minha formação quando implantamos, efetivamente, a pesquisa com o primeiro programa de iniciação científica e reputo que um dos melhores trabalhos que fizemos nesse sentido foi na formação do corpo docente”, relembra Marcos Wandir.

Hoje ele está inteiramente à disposição da Unit dirigindo a Diretoria de Educação Corporativa. “Um baita desafio para aproximar mais a Universidade Tiradentes com o mundo corporativo e gerar, cada vez mais, empregos aos nossos alunos”.

Histórico

O professor Marcos Wandir passou seis anos na gestão da Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa; assumiu por três anos a Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec; depois voltou a presidir o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP; assumiu a Secretaria Adjunta do Estado de Meio Ambiente combinado com a Unit; e nos últimos seis anos, Marcos Wandir esteve à frente do Parque Tecnológico de Sergipe.

Compartilhe: