ESTUDE NA UNIT
MENU

Aracaju sediará congresso internacional sobre longevidade

Com o tema “Longevidade, saúde e qualidade de vida”, Ciafis traz palestrantes internacionais para compartilhar visões múltiplas de pesquisa da área

às 21h47
Compartilhe:

Estudos apontam que as pessoas estão vivendo cada vez mais, mas será que a sociedade está preparada para esse futuro e será saudável? Como os próximos anos estão sendo planejados? Essas são algumas das questões que norteiam as discussões do 3º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde – Ciafis – que acontece de 19 a 22 de setembro em Aracaju, sobre longevidade.

Realizado pela Universidade Tiradentes, o evento abrande todas as áreas da Saúde e inclui na programação seus congressos específicos – 8ª Jornada de Nutrição, 15ª Jornada Farmacêutica, 6ª Semana da Medicina e 13º Congresso de Educação Física.

Assim, todas as áreas da Saúde estarão engajadas para compartilhar conhecimento sobre as novidades de cada campo de atuação. Afinal, as recentes pesquisas que analisam a promoção, prevenção e recuperação da saúde podem contribuir com uma prática profissional de qualidade pensada na necessidade dos próximos anos.

Multidisciplinar

Para o membro do Comitê Olímpico Brasileiro, professor doutor em treinamento desportivo e um dos organizadores do Ciafis Estélio Dantas, o tema é multidisciplinar por integrar todas as profissões das áreas da Saúde – Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Educação Física, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Enfermagem.

“O evento traz uma visão interdisciplinar sobre as questões deste tema tão atual que é a longevidade. E já que estamos vivendo cada vez mais, precisamos de saúde e qualidade de vida ao longo dos anos. Para compartilhar visões internacionais da pesquisa nessa área do envelhecimento, traremos quatro profissionais do exterior: um médico e um fisioterapeuta da Itália, um pesquisador de Portugal e outro da Espanha”, revela Estélio.

Já segundo o coordenador do curso de Nutrição, professor Hugo Xavier, o Ciafis este ano vem com uma diversidade de palestras e eventos bem maior que na edição anterior. “No caso da Nutrição, vamos ressaltar suas três principais áreas: produção de refeição, nutrição social e clínica, que são obrigatórias na formação do profissional, para serem trabalhadas dentro da temática central do evento, que é longevidade”, conta.

Para Hugo, com o Ciafis é possível fazer um link de cada abordagem e conceito do tema central por área. “O profissional com visão ampla conquista o perfil que o mercado tem exigido; e entender um pouco mais das outras áreas da saúde motiva o aluno sair da zona de conforto e ampliar seus olhares”, assegura.

Programação

O evento abordará um amplo e democrático debate sobre assuntos da atualidade com palestras, painéis, mesas-redondas e minicursos ligados ao tema central. Ainda contará com a Expo Fitness, uma feira de esportes, produtos esportivos e suplementos que vai acontecer em paralelo ao evento, no minishopping do Campus Unit Farolândia, em Aracaju. “Dentro da programação, ainda terá competição de fisiculturismo e crossfit. Então, além da parte científica, tem muito entretenimento para a população em geral”, informa Estélio.

Serão quatro dias de evento com os mais renomados profissionais, mestres e doutores da área da Saúde do Brasil, Itália, Portugal e Espanha, com oferta de 42 minicursos voltados para alunos, professores e até para quem não é da área da Saúde, mas se interessa por alimentação saudável e qualidade de vida, pelas atrações e temáticas centrais, como nutrição saudável e atividade física espontânea.

Inscrição

A inscrição já garante o acesso a um minicurso e a todas as palestras durante a semana do congresso. Basta acessar www.unit.br/ciafis e garantir vaga.

Pelo crescimento consistente e homogêneo durante os últimos anos, a organização do evento espera receber pelo menos duas mil pessoas distribuídas por todos os auditórios da Unit. Só nas submissões de artigos científicos, na edição de 2016 do evento, foram mais de 600 inscritos.

Palestrantes internacionais

Gainluca Bianco, Francesco Omarini, Nuno Batalha e Antonio Alias são os palestrantes estrangeiros da área de Educação Física que virão da Espanha, Itália e Portugal.

Além deles, grandes nomes nacionais nas áreas da Farmácia e Medicina participarão do evento, como o conceituado farmacêutico e professor Dr. Mário Borges (MG) que fará a abertura da Jornada Farmacêutica no dia 19, às 8h, com a palestra ‘Medicação sem danos: o terceiro desafio global da OMS’. E o professor Leandro Medeiros (PE), com a conferência “Nutracêuticos aplicados à prática Clínica” no dia 20, às 19h.

Compartilhe: