ESTUDE NA UNIT
MENU

Especialista desportivo de Portugal é palestrante do Ciafis

Com o tema “Longevidade, saúde e qualidade de vida”, Ciafis traz nomes nacionais e internacionais para compartilhar visões de pesquisa da área

às 21h38
A inscrição já garante o acesso a um minicurso e a todas as palestras durante a semana do congresso. Basta acessar www.unit.br/ciafis e garantir vaga
A inscrição já garante o acesso a um minicurso e a todas as palestras durante a semana do congresso. Basta acessar www.unit.br/ciafis e garantir vaga
Mestre em treino desportivo pela Faculdade de Motricidade Humana e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Vila Real, Portugal, professor Nuno Miguel Prazeres Batalha
Compartilhe:

Por mais que estudos recentes apontem que a população tem vivido mais, a sociedade ainda precisa se preparar para esse futuro saudável. Afinal, o universo da saúde é extenso. Por isso, as discussões do 3º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde (Ciafis), que acontecerá de 19 a 22 de setembro em Aracaju, serão multidisciplinares e trabalharão o tema central do evento: longevidade.

Como todas as áreas da Saúde estarão engajadas para compartilhar conhecimento sobre as novidades de cada campo de atuação, alguns dos palestrantes serão entrevistados.

Quem inicia esta série é o educador físico, mestre em treino desportivo pela Faculdade de Motricidade Humana e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Vila Real, Portugal, professor Nuno Miguel Prazeres Batalha.

Ele ministrará palestra ‘Treino a longo prazo e prevenção de lesões’ durante o CIAFIS no dia 20, às 11h, no auditório 1 do bloco G, campus Unit Farolândia, em Aracaju.

ASSCOM – Atualmente existe uma preocupação constante com a saúde e um aumento de gente interessada em atividade física. Como as pessoas podem se prevenir quanto a lesões? Por que elas são causadas?
Nuno Batalha (NB) – As causas das lesões são, por um lado, multifatoriais e, por outro, dependem muito do tipo de atividade realizada. O fato de as pessoas realizarem atividade física já é um bom indício de prevenção de lesão, no entanto, se fizerem atividades muito específicas em que tenha, por exemplo, uma predominância unilateral e de alguma articulação em particular, o risco de lesão irá aumentar de forma localizada.

ASSCOM – Existem cuidados que as pessoas devem ter na prática de atividades físicas?
NB – Os cuidados a ter dependem muito do tipo de atividade a realizar. Mas seguramente que um dos cuidados a ter tem a ver com o reforço muscular dos principais grupos musculares e articulações envolvidas nas atividades desportivas realizadas. É um pouco sobre isso que irei falar na minha palestra em Aracaju.

ASSCOM – O tema que o senhor irá abordar na palestra “Treino a longo prazo e prevenção de lesões” é restrito apenas a atletas?
NB – A minha linha de investigação tem sido na prevenção de lesões nos ombros (maioritariamente em atletas – nadadores), mas irei dar uma perspectiva do treino para prevenção de lesões em diferentes modalidades (desportos) e também em que medida poderá contribuir para a qualidade de vida das pessoas não atletas.

Currículo

Atualmente, Nuno Batalha é professor auxiliar e diretor do Departamento de Desporto e Saúde na Universidade de Évora, em Portugal, além de vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação e investigador-membro integrado do CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano Português.

Nuno Batalha publicou 13 artigos em revistas especializadas e 28 trabalhos em atas de eventos, possui quatro capítulos de livros e um livro publicado. Nas suas atividades profissionais interagiu com 74 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Compartilhe: