V E S T I B U L A R UNIT
MENU

55 anos do Grupo Tiradentes: educação e liberdade

Confira artigo do superintendente geral do Grupo Tiradentes, professor Uchôa Junior

às 18h52
Compartilhe:

Jouberto Uchôa de Mendonça Junior*

O Grupo Tiradentes celebra exatamente hoje, 21 de abril de 2017, seus 55 anos de existência. Nesta mesma data, o Brasil rememora a vida e morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um herói nacional, símbolo da luta pela independência, cujo nome orna de orgulho e responsabilidade o nosso projeto educacional que permite a milhares de brasileiros, especialmente nordestinos, o acesso ao ensino superior de qualidade.

Curiosamente, a ideia de homenagear o mártir da Inconfidência Mineira não nasceu da mente brilhante e visionária do professor Jouberto Uchôa de Mendonça, idealizador do projeto, atual reitor da Universidade Tiradentes e presidente do Conselho de Administração do Grupo. O nome de Tiradentes surgiu da forma mais simples possível, num conselho de mãe.

Prestes a criar o Colégio Tiradentes, em Aracaju, no ano de 1962, o professor Uchôa decidiu reverenciar um vulto sergipano, porém, todos já emprestavam o nome a outras instituições. Do alto da sua simplicidade e sabedoria, Dona Cândida decidiu a questão: “Coloca Tiradentes, meu filho”. Pronto. Estava nomeado, de forma despretensiosa, o projeto educacional que hoje zela pela formação profissional de mais de 50 mil pessoas.

O Grupo Tiradentes chega aos 55 anos como a décima segunda maior empresa particular de educação superior em atuação no Brasil, concorrendo com outras empresas de capital estrangeiro. Nossas unidades estão espalhadas em cinco estados da região – Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Qualidade, pioneirismo e compromisso social são nossas marcas. É da Universidade Tiradentes o primeiro programa sergipano de pós-graduação stricto sensu na área de Engenharia; o primeiro mestrado em educação entre as IES particulares do Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e o segundo doutorado em Biotecnologia Industrial aprovado no País. Já o Centro Universitário Tiradentes é reconhecido pelo Ministério da Educação como a melhor instituição de ensino superior de Alagoas, entre públicas e particulares, de acordo com o Índice Geral de Cursos – IGC Contínuo.

Mais recentemente, o Grupo Tiradentes adquiriu a Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe –, em Recife, e a Faculdade São Luís de França, em Aracaju, instituições que já colhem os frutos dos investimentos em qualificação docente, metodologias ativas de ensino, infraestrutura e tecnologia de ponta.

É assim que disseminamos, no Nordeste, a nossa proposta de formação por competências, em que preparamos o cidadão para o mundo do trabalho e para a vida. Somos referência nacional na utilização do Google for Education, pacote de ferramentas tecnológicas que otimizam o processo de aprendizagem. Nossos acadêmicos fazem intercâmbio em países como Alemanha; Argentina; Austrália; Canadá; Colômbia; Espanha; Estados Unidos; França; Irlanda; Itália; México; Peru; Portugal; República da Coreia; e Reino Unido.

Tudo isso mostra como, no Grupo Tiradentes, o conhecimento não tem limites e a educação é tratada com a devida importância, como único caminho possível para que o cidadão tenha condições de se descobrir e ser o protagonista da própria história.

Educação é liberdade. Tiradentes é liberdade e não há nome que simbolize melhor o propósito de educar que o nosso grupo carrega há 55 anos. Dona Cândida estava certa. Aliás, conselho de mãe nunca falha.

*Jouberto Uchôa de Mendonça Junior é superintendente geral do Grupo Tiradentes.

Compartilhe: