V E S T I B U L A R UNIT
MENU

6 dicas de como ser mais organizado nos estudos

Quer retomar a sua rotina de estudos e não sabe por onde começar? Confira aqui algumas estratégias para se dá bem neste semestre

às 10h41
Fim das férias ou iniciando uma nova fase ingressando na universidade? Chegou a hora de retomar a rotina de estudos e não sabe por onde começar? Estudar não é tarefa fácil e aprender é uma competência. Aproveitar ao máximo tudo que o seu curso oferece e aliar os estudos, lazer e outras atividades pode ser um desafio para alguns estudantes.
Compartilhe:

Então, quer algumas dicas para aproveitar melhor este momento? Confira as melhores estratégias para tirar boas notas e aprender bastante neste semestre com a especialista e gestora do Unit Carreiras da Universidade Tiradentes, professora Janaína Machado.

1 – Ter disciplina é fundamental

Iniciar a prática de estudo, assim como desenvolver competência, requer disciplina. É importante ter horário marcado para iniciar aquela atividade todos os dias, local organizado e até horários determinados para dar aquela “olhadinha” ao telefone. Se você foca naquele momento de estudo, por exemplo, o seu cérebro entenderá que você está preparado para aquela atividade e irá adquirir mais conhecimento. Ah! Vale ressaltar que a colaboração também é fundamental. Então, avisa aos pais e amigos que aquele momento está reservado aos seus estudos, ok?

2- Escreva!

A maioria das pessoas tem o aprendizado através do visual. Então, escrever, escrever e escrever. Se você visualiza e escreve o seu aprendizado será em dobro e estará garantido.

3- Revise a matéria que aprendeu

Sabe aquele conteúdo que você viu em sala de aula? Anotou todo o conteúdo que o professor explicou? Agora chegou a hora de revisar! É preciso estímulo para o aprendizado. Então, revise o assunto e faça exercícios. Quanto mais você exercitar, agregará mais conhecimento.

4- Estude sozinho e busque ensinar aos seus colegas

Estudar em grupo é muito difícil. É preciso muita concentração e manter todos no mesmo foco. E as conversas paralelas? Imaginou? Pois é. O momento de aprender é realmente sozinho, no entanto, o ensino pode ser coletivo. Então, estude sozinho e busque compartilhar o seu conhecimento. Assim, você estará potencializando o seu aprendizado. Quanto mais a gente ensina, mais a gente aprende.

5 – Use o professor para tirar dúvida

Assistiu a aula, escreveu e revisou o assunto? E ainda ficou com aquela dúvida? Não perca a oportunidade! O professor está ali para esclarecer todos os seus questionamentos. O momento é este, o âmbito universitário te traz oportunidades e aprendizado profundo. Depois, o mercado de trabalho é que irá te cobrar. É preciso aproveitar todos os momentos. Aprender logo e perder menos tempo.

6 – Técnicas de estudo

Cada pessoa é única e tem a melhor forma de estudar. Descubra a que você se encaixa melhor e mãos à obra. Uma dica muito importante é sempre marcar o que achou mais interessante daquele assunto. Destaque o texto pois isso facilita na hora de revisar todo o assunto para aquela temida prova.

Compartilhe: