V E S T I B U L A R UNIT
MENU

7ª Sipat trabalha saúde e bem-estar

Até 14 de novembro, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho divulga os sete pilares da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com palestras e minicursos

às 14h52
Compartilhe:
7ª Sipat divulga sete pilares da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

7ª Sipat segue até 14 de novembro com palestras e minicursos

Formação Geral, Emergência, Proteção, Qualidade de Vida, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Estes são os sete pilares da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa – e que estão sendo divulgados durante a sétima edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat. O evento, transmitido simultaneamente para todos os polos de apoio presencial, teve início nesta terça-feira, 12 de novembro e segue até próxima quinta-feira, 14, com palestras e minicursos voltados para a comunidade acadêmica. A programação da Sipat foi dividida para atender colaboradores e alunos da instituição.

Nesta segunda, os colaboradores começaram as discussões com a temática ‘Conhecimento e avaliação nutricional’, ministrada pelo professor Hugo Xavier. “O trabalhador precisa estar atento com relação à alimentação, porque sabemos que um colaborador bem alimentado e consciente dessa alimentação produz muito mais. Nosso objetivo será esclarecer quais são os benefícios e malefícios da boa e má alimentação”, explica o docente. Para isso, além da palestra, os colaboradores serão submetidos a uma avaliação nutricional. “Eles responderão um questionário sobre alimentação e verificaremos qual o nível de conhecimento deles sobre nutrição e associar o estado antropométrico dele com esse conhecimento nutricional”, informa professor Hugo Xavier.

A importância de entender o trabalho da Sipat motivou a assessora da Diretoria de Pesquisa e Extensão da Unit, Ana Margareth Sousa a participar pela primeira vez do evento. “Quero saber como funciona a questão da segurança no trabalho na instituição, quais as ações para poder divulgar para os outros colaboradores”, afirma Ana. O consultor de remuneração e benefício da DGC, Arisson dos Santos, participa pelo segundo ano do evento e chama a atenção para as temáticas abordadas acha as temáticas interessantes. “O colaborador tem que entender o quanto esta participação é importante, tanto no âmbito da segurança, quanto o contexto social. Ano passado foi muito legal, assisti a uma palestra bem interessante sobre orçamento familiar”, lembra o colaborador.

Colaboradores Ana, Elaide e Arisson participam de evento

Colaboradores Ana, Elaide e Arisson participam do evento

Para o gestor da Diretoria de Gente & Carreira, Ivanilson Leonardo, a ação é a integração das atividades desenvolvidas pela Comissão. “É um momento de consagração de toda a atividade realizada ao longo do ano na prevenção e na melhoria do bem-estar e saúde do nosso colaborador. Quem faz a segurança somos nós. Então cada um tem que cuidar da sua saúde e cuidar para evitar o acidente no trabalho”, ressalta Ivanilson Leonardo.

NOVAS AÇÕES

Este ano, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes já contabiliza 17 ações em prol das melhorias no trabalho para o colaborador. O presidente da Cipa Edler Bruno acredita que o evento contribui para aproximar o colaborador da Comissão. “A Sipat já é um evento consolidado na instituição, onde divulgamos as ações da Cipa e convidamos os colaboradores para participar da Comissão. Criamos este ano na intranet o ‘PartiCipa’. O colaborador que visualize uma situação de emergência, saúde, meio ambiente, poderá abrir um chamado e vai interagir com a Cipa”, ressalta Edler Bruno.

Até o próximo ano, Bruno informa que outras atividades também serão implementadas como, por exemplo, a escolha de uma modalidade esportiva para o colaborador se exercitar, gratuitamente, em horários alternativos. “Os colaboradores serão beneficiados com essa atividade. Então, criamos uma enquete que envolve o pilar da Saúde para que o colaborador opine sobre a preferência em uma das modalidades esportivas sugeridas. Queremos que ele pratique uma atividade física”, salienta Bruno.

Confira a programação no site do evento e participe!

Compartilhe: