ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa de Engenharia de Processos leva aluna pesquisadora à França para um doutorado sanduíche


às 22h32
Registro do embarque para a França da doutoranda Milena Chagas (ao centro da Bandeira)
Registro do embarque para a França da doutoranda Milena Chagas (ao centro da Bandeira)
Compartilhe:

O doutorado sanduíche da aluna do PEP da Unit permite o aprofundamento das suas pesquisas para a obtenção de produtos como biolubrificantes e excipiente para formulação de medicamentos.

Aluna de doutorado em Engenharia de Processos da Unit, Milena Chagas embarcou com destino à França onde realizada durante os próximos doze meses um doutorado sanduíche. A acadêmica foi contemplada com uma bolsa PDSE/CAPES cuja periodicidade vai de setembro desse ano a agosto de 2020.

Cleide Mara Soares, professora orientadora de Milena explica que o modelo sanduíche busca a ampliação da colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior com o auxílio no processo de internacionalização para as IES.

“No nosso caso o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processo (PEP) da Unit possui uma cota deste tipo de bolsa por ano e é implementada por meio de edital com processo seletivo entre os alunos do PEP. A nossa aluna Milena Chagas Lisboa participou deste processo seletivo e foi contemplada com esta bolsa”, diz a docente.

A doutora Cleide explica que através do doutorado sanduíche é possível realizar intercambio de conhecimento e de cultura, por meio do aproveitamento da infraestrutura e as condições de ambas instituições de ensino superior, tanto a brasileira (Unit e Instituto de tecnologia e pesquisa-ITP) como a francesa (Aix-Marseille Université-AMU e Centre National de la Recherche Scientifique- CNRS), para enriquecimento da tese em desenvolvimento.

A pesquisa de Milena envolve a obtenção e caracterização de enzimas lipolíticas e a biotransformação do óleo de licuri (Syagrus coronata), planta nativa da região nordeste, com vistas a aplicação industrial, podendo gerar produtos como biolubrificantes e excipiente para formulação de medicamentos.

Os resultados da pesquisa de Milena trarão benefícios para a sociedade uma vez que a utilização de uma rota enzimática para o processo de síntese de excipientes e biolubrificantes fará com que o impacto ambiental atrelado ao desenvolvimento do processo diminua, fazendo com que haja uma menor quantidade de rejeitos de elevada periculosidade associados à sua produção. Além disso, o licurizeiro é uma planta exclusiva do bioma brasileiro, mais precisamente da caatinga. A sua composição única propicia a sua utilização na formulação de medicamentos. Desta maneira, haverá uma maior procura devido ao aumento do valor agregado do licuri. 

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit, professora Eliane Cavalcante considera como de extrema importância a participação dos alunos do PEP no programa institucional de doutorado sanduiche no exterior (PDSE) ofertado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior) do Ministério da Educação (MEC). 

“Esse programa tem vários objetivos, temos a inserção de nossos alunos em instituições de pesquisa internacionais renomadas, favorecendo ainda mais na formação de recursos humanos de qualidade, estando totalmente aliado ao programa de internacionalização da Unit. O nosso programa, PEP, além de ganhar na formação do aluno, com a experiência pessoal e profissional, na interação do nosso grupo de pesquisa com os grandes centros internacionais, ele também gera conhecimento, produção científica com parcerias internacionais e maior visibilidade do PEP, a nível nacional e internacional. Um dos itens relevantes da nossa avaliação perante a CAPES/MEC.

Através do doutorado sanduíche o aluno tem a oportunidade de realizar o complemento de seus trabalhos de pesquisa durante um ano no exterior, sendo obrigado a retornar e concluir seus créditos e realizar a defesa de tese para obtenção do título de doutor. 

“Já tivemos vários alunos que realizaram intercâmbio em outros países, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Cuba e Chile”, complementa a professora Eliane Cavalcante.

A tese de Milena foi iniciada no Brasil, na Unit onde será finalizada e defendida. Após o seu retorno em setembro de 2020, a tese será continuada no âmbito de sintetizar biolubrificantes e de sua caracterização nas instalações do ITP, nos laboratórios de engenharia de bioprocessos (LEB I e II) e de pesquisa em alimentos (LPA) sob orientação dos professores Cleide Mara Faria Soares e Álvaro Silva Lima.

Até o momento, alguns dos resultados obtidos na presente pesquisa já foi divulgado em congresso de âmbito nacional (XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e 13º Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas realizado no mês de agosto último, na cidade de Uberlândia, MG). Possui perspectiva de apresentação em outro congresso internacional (EuroFed – European Federation for the Science and Technology of Lipids, que ocorre no próximo mês de outubro, na cidade de Sevilla, Espanha.

Compartilhe: