ESTUDE NA UNIT
MENU

A arte como canal de conhecimento


às 18h59
Compartilhe:
Acadêmicos envolvidos com o projeto

Acadêmicos envolvidos com o projeto

Projeto cultiva e revela novos talentos em Tobias Barreto

O Tobiarte existe há quatro anos e foi criado para comemorar o centenário de Emancipação Política da cidade de Tobias Barreto tendo como objetivo principal reunir os artistas tobienses procurando dar visibilidade para fatos literários, artísticos e culturais existentes naquele município. É um projeto que visa estabelecer um canal para a divulgação da arte/obra/produto de muitos artistas, tirando-os do anonimato.

Ao ser realizado de 23 a 27 de outubro deste ano com foco na arte cinematográfica, o projeto contou com o empenho e reforço dos alunos do 3º período do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Tiradentes que inseriram na programação o Projeto de Extensão “Rincón del Cine”, idealizado pelo professor Anderson Velloso, do Nead. Sob sua orientação, de tutores e alunos-monitores dos polos envolvidos, esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de aspectos socioculturais representados no cinema dos países de língua espanhola. Desta forma, visa possibilitar a troca de conhecimentos e experiências entre os acadêmicos sobre as temáticas tratadas nas produções cinematográficas escolhidas para reprodução nos polos. “A intenção primordial é de possibilitar aproximação de nossos acadêmicos da realidade dos países de fala de língua espanhola e propiciar espaço para que os discentes possam desenvolver a competência oral no idioma que estão estudando, além do primeiro contato dos alunos de níveis avançados do curso de Letras Português/Espanhol com a sala de aula”, salienta o professor Anderson.

Movimentação intensa em torno da arte e da cultura local

Movimentação intensa em torno da arte e da cultura local

“Através da exibição de películas, é possível aguçar a oralidade, a escrita e acima de tudo romper fronteiras do conhecimento hispânico através de produções cinematográficas”, opina o monitor e aluno Micael Andrade.

Na opinião do aluno, o Projeto Tobiarte representa uma grande oportunidade de conhecimento acerca da história e práticas da cidade de Tobias Barreto. “Através desse projeto, tenho a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura erigida pelos meus antepassados e, dessa forma, me orgulhar da condição de ser cidadão tobiense. Como universitário, tive a oportunidade vincular os meus conhecimentos acadêmicos aos dos meus semelhantes”, salienta Micael.  Ele acrescenta: “Devo ressaltar que este é o meu 2º ano como participante do evento e, em especial neste ano, Évelin Palma e eu, alunos do curso de Letras Português/Espanhol do polo da Unit-EAD, tivemos a oportunidade de apresentar um filme do projeto de extensão “Rincón del Cine” idealizado pelo professor Anderson Morales Velloso. Além disso, foi possível desenvolver outro projeto de extensão, a “I Mostra de Literatura e Manifestações Culturais de Tobias Barreto” orientado pela professora Betisabel Vilar de J. Santos.

Compartilhe: