ESTUDE NA UNIT
MENU

A educação é tema de evento internacional realizado pela Unit


às 18h07
Compartilhe:
A professora doutora Ada Augusta, na abertura dos trabalhos

A professora doutora Ada Augusta, na abertura dos trabalhos

Mais de 650 participantes do 6º Enfope e o 7º Fopie discutem questões educacionais durante cinco dias, no Campus Aracaju Centro.

O tema ‘Formação de Professores – A construção do espaço público da educação: para além do local e do global’ mobiliza desde a noite dessa terça-feira, 11, até a próxima segunda-feira, 17, centenas de docentes, mestrandos em educação e acadêmicos, especialmente das licenciaturas, para o 6º Encontro de Formação de Professores e 7º Fórum Permanente de Inovação Educacional. Ambos, com abrangência Internacional, revela a preocupação da Universidade Tiradentes, através da sua comunidade acadêmica em discutir os problemas e as alternativas para o aprimoramento da educação.

Amplo por excelência, o tema educação atrai os olhares de profissionais que atuam na área e daqueles que estão a caminho, buscando uma formação que o capacite a lidar com os ensinamentos em sala de aula.

Para a coordenadora institucional professora doutora Ada Augusta Celestino Bezerra, realizar o 6º Enfope e o 7º Fopie, traduz um momento de grande relevância para o mundo acadêmico, tanto para a educação superior, como para a educação básica. Ela lembra que o Brasil inteiro está em mobilização com a conclamação da nova conferência Nacional de Educação para 2014. “Por isso, é hora de formadores e educadores discutirem as questões, apresentarem propostas e acrescentarem à ciência pedagógica”, lembra a doutora Ada, acrescentando que neste ano a Unit consolida os eventos internacionais com um grande número de participantes.

O palestrante, representando a Capes

O palestrante, representando a Capes

Para o mestrado em Educação da Unit, o número de inscritos no 6º Enfope e o 7º Fopie é relevante no que tange às suas relações com os sistemas estadual e municipal de educação.

O foco dos eventos revela a preocupação dos seus organizadores com o semiárido sergipano e suas relações com os aspectos educacionais, local e global.

Convidado para realizar palestra de abertura do evento, o assessor da diretoria de formação de professores da Educação Básica na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes Paulo Sérgio Parro falou sobre as políticas públicas para a educação básica no País. Ao fazer sua conferência, o doutor Paulo procurou desenhar o cenário da educação básica brasileira chamando a atenção da plateia para tudo o que representa a situação atual e quais os desafios a serem enfrentados. Em seguida, o palestrante discorreu sobre as políticas públicas e os projetos que a Capes vem desenvolvendo para tentar superar as dificuldades apresentadas. Ao destacar as prioridades o palestrante enumerou a questão da formação do professor, a qualidade das licenciaturas, além do tipo de profissional que está sendo capacitado pelas IES para a formação da criança do século XXI. Não ficou descartada a preocupação com a questão salarial do professor e a estrutura da escola.

Além dessas abordagens apontadas como fundamentais para a melhoria da educação, a diretora de Pesquisa e Extensão da Unit,

Professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, no púlpito

Professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, no púlpito

salientou que esse é um momento ímpar para a Universidade Tiradentes de vez que através do Programa de Pós-Graduação em Educação este representa um momento significativo de vez que consolida dois importantes projetos já aprovados pelo Capes por se tratar de um observatório de educação. “A presença da Capes é muito importante porque demonstra o compromisso e a seriedade com que vem trabalhando os docentes do Mestrado em Educação da Unit revelando uma evidente preocupação com a formação de professores alinhados com as políticas nacionais”, afirma a doutora Ester.

Ao representar a Unit através da diretoria adjunta de graduação, o professor Evandro Duarte destacou que esse é um momento muito significativo para a educação e especialmente para a Unit, uma vez que chama a atenção de profissionais e futuros profissionais para um evento que vai agregar à formação dos profissionais, além de conferir diferenciais no exercício futuro da profissão dos jovens que participam do Enfope e do Fopie.

Acesse https://ww3.unit.br/encformacaoprofessores/programacao/ e acompanhe toda a programação do evento.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: